- Publicidade -

Jovem da periferia de SP ganha prêmio por projeto que reaproveita lixo de feiras

O evento premiou as melhores iniciativas na área de sustentabilidade em diversas categorias.

Uma consultoria portuguesa especializada em sustentabilidade, a GCI, realizou uma premiação que reconhece as melhores iniciativas no setor. Entre os ganhadores dos prêmios principais está o jovem Ricardo Thaler Beck, da Penha, zona leste da cidade de São Paulo, com o projeto Quero Verde.

- Publicidade -

O programa chamado de Green Project Awards Brasil destaca projetos inspiradores em cinco categorias. Beck venceu a categoria Iniciativa Jovem. Sua ideia prevê produzir húmus a partir de resíduos de feiras livres, usá-lo na produção de flores e vendê-las nos bairros por meio de assinaturas. As flores são entregues em bicicletas. “Colocar o lixo numa sacolinha e deixar na rua para que ‘alguém’ pegue não é mais o ato mais sustentável que podemos fazer. Precisamos deixar de lado algumas ações mesquinhas que adotamos. É hora de fazer alguma coisa pela sustentabilidade”, afirmou.

Já na categoria Produto ou Serviço, o Banco do Brasil levou a melhor com o projeto da Loja da Sustentabilidade, que comercializa produtos sustentáveis pela internet. O Sesi-PR (Serviço Social da Indústria do Paraná) foi o vitorioso na categoria Iniciativa de Mobilização. A instituição promove as Redes de Desenvolvimento Local, com o objetivo de ajudar as cidades a atingirem os Objetivos do Milênio.

Na categoria Gestão Eficiente de Recursos o prêmio principal foi para a Extrair – Óleos Naturais, de Bom Jesus do Itabapoana (RJ), com o projeto que extrai óleo de semente de maracujá a partir de resíduos de indústrias de sucos.

A pesquisadora Regina de Fátima Peralta Muniz Moreira, da Universidade Federal de Santa Catarina, recebeu o prêmio principal na categoria Pesquisa e Desenvolvimento. Seu projeto prevê as aplicações ambientais de resíduos da mineração de carvão. A pesquisadora, muito emocionada, quase não conseguiu falar para agradecer o prêmio. “Estamos todos muito felizes”, resumiu.

- Publicidade -

No total, foram reconhecidos 14 projetos de todo o Brasil. O evento foi presidido por Bruno Covas, secretário de Estado do Meio Ambiente de São Paulo, no Teatro Vivo. Veja abaixo todos os vencedores:

Categoria Iniciativa de Mobilização – campanhas e ações de sensibilização e informação.

Vencedor:

- Publicidade -

– Informação e mobilização em prol do desenvolvimento local — SESI-PR

Menções honrosas

– Brasil Sem Frestas, reciclagem de embalagens Tetrapak — Projeto Brasil Sem Frestas — Rio Grande do Sul

– Heróis do Futuro — SESI-RJ

 Categoria Pesquisa e Desenvolvimento – projetos que já tenham sido temas de dissertação ou publicação científica.

Vencedor:

– Aplicações Ambientais de resíduos da Mineração de carvão — Regina de Fatima Peralta Muniz Moreira – Departamento de Engenharia Química e Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Santa Catarina

Menções honrosas

– Geração de Energia e Produção de Nanotubos de Carbono a partir de Resíduos Sólidos — Joner Oliveira Alves e Jorge Alberto Soares Tenório – Departamento de Engenharia Metalúrgica e de Materiais, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP

Categoria Gestão Eficiente de Recursos – soluções inovadoras para o aumento da eficiência no uso de energia, água, materiais e para a redução da produção, reciclagem/tratamento de resíduos e outros critérios com impacto ao nível das várias dimensões da sustentabilidade (ambiental, social e econômica).

Vencedor:

– Extração de óleo de sementes de maracujá proveniente de resíduos gerados por indústrias de suco — Extrair – Óleos Naturais — Bom Jesus do Itabapoana, RJ

Menções honrosas

– Projeto de eficiência energética na Votorantim Industrial —Votorantim Industrial —SP

– CenterVale Plantando o Futuro — CenterVale Shopping —São José dos Campos, SP

Categoria Produto ou Serviço – projetos já concretizados, nas áreas de desenvolvimento social, economia, ética e ambiental.

Vencedor:

– Loja da Sustentabilidade do Banco do Brasil —Banco do Brasil — DF

Menções honrosas

– Programa RC – Reciclagem de Cartão —RS de Paula Indústria e Comércio Gráfico — São Paulo, SP

– DIOX® – Sistema de produção de Dióxido de Cloro — Beraca — São Paulo, SP

Categoria Iniciativa Jovem – iniciativas e/ou projetos criados e desenvolvidos por jovens (até aos 24 anos) ou movimentos universitários em prol da sustentabilidade.

Vencedor:

– Quero Verde — Ricardo Thaler Beck — São Paulo, SP

 Menções honrosas

– Concerto Sustentável: aprendendo a cuidar do meio ambiente cantando e brincando — José Fernandes Dantas Junior — Currais Novos, RN

– Parada do Livro — Helena Abreu e Helena Aranha — São Paulo, SP