- Publicidade -

Jovem cria serviço de ônibus movido a biocombustível em Detroit

Solução criada na cidade canadense já garantiu transporte escolar para crianças carentes.

Depois que as autoridades públicas de Detroit cancelaram o projeto urbanístico de transporte na cidade, o empreendedor Andy Didorosi, de 26 anos, criou a Detroit Bus Company, uma eficiente alternativa de mobilidade urbana. Trata-se de uma frota de ônibus reformados, movidos a biocombustível, que surgiu com o dinheiro arrecadado pela venda de roupas e outros itens.

- Publicidade -

O objetivo da companhia de ônibus é oferecer itinerários que integrem os subúrbios aos principais pontos de interesse da cidade, não só diminuindo o uso de automóveis, como também atendendo à população menos favorecida de Detroit. A opção de transporte também possui um aplicativo para smartphones, que faz com que os cidadãos acompanhem a localização exata dos ônibus e a previsão de chegada nas paradas.

Com a cidade canadense enfrentando crises em diversos setores, Didorosi acredita que o serviço tem por objetivo reconstruir a relação dos habitantes com o cenário urbano. "Em outras cidades, você é um passageiro, que pode apenas viajar e fazer suas tarefas. A cidade funciona sem você”, explicou Didorosi ao jornal norte-americano The Huffington Post. “Mas, aqui em Detroit, você pode fazer a diferença. É possível criar um modal de trânsito, ou uma nova maneira de educar os filhos. É diferente de qualquer outro lugar do mundo", completa o empreendedor.

A companhia de transporte surgiu após um projeto viabilizado em seis meses, período em que ocorreram as reformas nos ônibus (que têm design irreverente, com grafites e outras intervenções) e as negociações com as autoridades locais. Em outubro do ano passado, a Detroit Bus Company promoveu uma ação para garantir o transporte  escolar das crianças  que moram nos subúrbios e nas áreas mais perigosas da cidade.

Redação CicloVivo

- Publicidade -