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Jornal britânico exalta esforço de Haddad em promover bicicletas em SP

O texto compara a situação atual de São Paulo com o que foi vivido em Copenhague, Dinamarca, há 30 anos.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, foi destaque em um artigo do jornal britânico The Economist. A publicação exaltou o incentivo municipal para a construção de novas ciclovias e ciclofaixas e o trabalho do político em promover o uso de transportes alternativos.

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O texto compara a situação atual de São Paulo com o que foi vivido em Copenhague, Dinamarca, há 30 anos. Quando a cidade europeia decidiu construir estrutura cicloviária, boa parte da população era contrária às mudanças. No entanto, atualmente 36% das viagens são feitas diariamente através de bicicletas.

A proposta de Haddad é ter 400 quilômetros de ciclovias espalhadas pelas ruas de São Paulo até o final de 2015. As obras estão em andamento e, atualmente, a cidade já soma 179 km de vias exclusivas para bicicletas, sendo que 117 km desse total foram instalados entre os meses de junho e novembro deste ano.

Mesmo que a bicicleta seja um meio de transporte sustentável e totalmente limpo, ainda existem pessoas contrárias à ideia. Em algumas áreas onde as ciclovias foram instaladas, comerciantes e moradores protestaram contra a prefeitura de São Paulo.

Outro ponto levantado pelo artigo britânico é sobre os perigos do trânsito paulistano. A publicação lembra que em Londres, onde o uso da bicicleta é muito mais comum, 14 ciclistas morreram no trânsito em 2013. Em São Paulo, no mesmo período, foram 37 mortes. Fator que demonstra a necessidade de campanhas de conscientização, educação e respeito para que as vias sejam compartilhadas com segurança quando não houver espaço exclusivo para cada tipo de veículo.

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Redação CicloVivo

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