- Publicidade -

Jordânia planeja ter energia solar em todas as mesquitas do país

Quando o projeto for finalizado, seis mil mesquitas produzirão energia limpa.

A Jordânia acaba de ter um importante avanço em direção às energias renováveis. O país do oriente médio anunciou o plano de ter todas as mesquitas locais equipadas com placas fotovoltaicas, para produzirem de maneira limpa sua própria energia.

- Publicidade -

A decisão foi informada através do site Eden Keeper, que atribuiu a proposta a uma parceria entre o Ministério de Energia e Recursos Minerais e ao Ministério Islâmico de negócios. Na primeira fase 120 mesquitas receberão a estrutura, mas a intensão é universalizar o modelo por todo o país.

A estratégia deve ter grandes impactos em longo prazo, já que atualmente a Jordânia compra a maior parte da sua energia de outros países e com altos custos. Com as estruturas próprias para a produção de energia renovável, a tendência é reduzir essa dependência.

Outro fato importante é a grande influência que a religião tem em toda a sociedade. A instalação das placas solares nas mesquitas pode influenciar os fies a seguirem o mesmo caminho. A opção funciona como uma grande vitrine sobre a eficiência das fontes renováveis.

Conforme informado pelo site TreeHugger, se finalizado, o projeto governamental deve incluir placas fotovoltaicas em, aproximadamente, sei mil mesquitas da Jordânia.

- Publicidade -

Redação CicloVivo