- Publicidade -

Jardinagem auxilia na recuperação de mulheres presas no Acre

Mais de 70 espécies de plantas são cultivadas pelas reeducandas, que devem cumprir semanalmente 40 horas de trabalho.

Mulheres em situação de prisão reclusas no Complexo Penitenciário Francisco de Oliveira Conde (FOC), na capital do Acre, encontraram uma maneira prazerosa de ocupar o tempo: no viveiro criado no local, dedicam-se diariamente à jardinagem. Ao mesmo tempo, ao participar da iniciativa desfrutam o benefício da remissão de pena: a cada três dias de trabalho no viveiro de plantas, têm direito a menos um dia de reclusão.

- Publicidade -

Atualmente, oito mulheres em regime fechado estão sendo contempladas com a medida. O viveiro é coordenado pela agente penitenciária e engenheira agrônoma Tissiane Maciel. Mais de 70 espécies de plantas são cultivadas pelas reeducandas, que, para acessar o benefício da redução de pena, devem cumprir semanalmente 40 horas de trabalho.


Luciano Pontes/Secom

Ana Ferreira (nome fictício), 37, há dois anos trabalha no viveiro e considera a atividade uma terapia ocupacional. “Passar o dia no viveiro é uma terapia. Quando chego aqui, sinto que estou livre. O trabalho com as plantas me faz esquecer onde estou e tem me ajudado a seguir em frente”, contou.

Tissiane acredita que o contato com a natureza deixa as mulheres mais tranquilas. “É visível a diferença entre as reeducandas ligadas ao cultivo das plantas e as demais. Aquelas em contato com a natureza, no cultivo das mudas, são mais calmas, enquanto as outras ficam mais ansiosas”, avaliou.

- Publicidade -

“Quando não venho para o viveiro passo o dia triste. O convívio com a natureza me alegra a alma, é como se a minha única dívida fosse comigo mesma, na busca pela felicidade”, afirmou a reeducanda Clara Souza (nome fictício), 20.

Para ter direito à remissão de pena, a mulher em situação prisional deve ter sido julgada e sentenciada, além de apresentar atestado de realização de trabalho. As mudas cultivadas no viveiro podem ser compradas na própria penitenciária.


Luciano Pontes/Secom

- Publicidade -

Agência de Notícias do Acre