- Publicidade -

Japonês cria dispositivo que converte o ruído do avião em eletricidade

Designer japonês cria dispositivo que capta o ruído dos aviões pousando e decolando e converte o som em eletricidade. A energia pode ser usada para acender as luzes da pista dos aeroportos, diminuindo o consumo energético e as emissões de carbono.

Assim como a tecnologia evolui, as ideias sobre como podemos aproveitar a energia a partir de fontes diversas também evolui. Uma dessas novas invenções é um aparelho desenvolvido pelo designer japonês Hung-Uei Jou. O projeto apelidado de “Green Noise” ou “Ruído Verde”, em tradução livre, visa converter o ruído e som dos aviões, em eletricidade. Esta energia poderia ser usada para alimentar as luzes na pista do aeroporto. 

- Publicidade -

Essa é uma maneira inusitada de reduzir os custos e emissões de carbono geradas por aeroportos em todo o mundo. O dispositivo seria colocado em uma pista e deixado lá para coletar e prender ruídos e decibéis do aeroporto, particularmente os sons dos aviões que estão pousando ou decolando. 

O aparelho baseia-se em um alto-falante de forma cônica, para absorver os sons mais facilmente e impedir que a água da chuva vá para o fundo. Isso permite ao “Green Noise” funcionar em todos os tipos de clima, com chuva ou com sol. A tela mostra as informações necessárias para os funcionários do aeroporto. 

A estrutura modular, conveniente para instalação e configuração, fica em uma base com tripé, de fácil manutenção, para facilitar a troca da luz quando quebrar. 

A invenção poderia até ser instaladas nas rodovias movimentadas ou no exterior dos trens e metrôs. As aplicações dos dispositivos são infinitas. O aparelho não irá eliminar o ruído, ele simplesmente aproveita o barulho e faz bom uso dele.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -