- Publicidade -

Izabella Teixeira diz que reabertura da Estrada do Colono é inaceitável

Segundo a ministra do Meio Ambiente, há outras opções para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná.

A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, considera um acinte o Brasil querer reativar a Estrada do Colono, que corta o Parque Nacional do Iguaçu. “Não preciso reabrir a estrada para promover o desenvolvimento sustentável do Paraná”, afirmou a ministra durante o Fórum Mundial de Meio Ambiente, em Foz do Iguaçu, evento promovido pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais, que reúne 405 empresários para discutir ações relacionadas ao tema “2013: Ano internacional da cooperação pela água”.

- Publicidade -

Ela não descarta buscar alternativas para os municípios que estão no entorno do parque, mas não pretende fazer isso às custas da destruição e promovendo uma redução ainda maior na população de felinos, em especial da onça pintada, que é símbolo do parque e está em vias de extinção. “Não é possível que um dos parques mais importantes do planeta e referência do País, além de protegido internacionalmente como Patrimônio Natural da Humanidade, seja exposto a uma agressão como essa”, completou. O Projeto de Lei que propõe a criação da estrada é o de nº 7.123/2010, que não foi a plenário, graças ao apoio dos parlamentares.

A Fundação SOS Mata Atlântica entregou um manifesto pró Parque do Iguaçu para a ministra durante o Fórum, que foi lido por representantes do LIDE, o que demonstra o engajamento do empresariado. Segundo o documento, o caminho fechado por decisão judicial em 2003 em virtude de crimes ao meio ambiente e da utilização da estrada para o tráfego de drogas e contrabando deve ser mantido desta forma.

A Estrada do Colono foi aberta em 1954, fechada em 1986 e sofreu várias invasões para sua reabertura ao longo dos anos. Trata-se de uma longa disputa da sociedade, envolvendo decisões do Supremo Tribunal Federal.

Ela compromete a integridade do Parque Nacional do Iguaçu, famoso internacionalmente por abrigar as Cataratas de mesmo nome, uma vez que muda toda a dinâmica da borda da floresta e dificulta a preservação da fauna.

- Publicidade -

E a estrada não é a única ameaça à sua preservação. De acordo com Jorge Pegoraro, biólogo e chefe do parque, constituem preocupações também a construção da Hidrelétrica Baixo Iguaçu, sexta usina na região, que terá capacidade de 350 megawatts; e a inexistência de uma Zona de Amortecimento, que só pode ser instituída por decreto federal.

O Fórum Mundial de Meio Ambiente debate o tema Água com personalidades nacionais e internacionais aproveitando que 2013 foi definido pela Organização das Nações Unidas (ONU) como o Ano Internacional da Cooperação pela Água. A meta é apontar caminhos sustentáveis no uso desse recurso, ampliar conhecimentos e apontar soluções e tendências.

- Publicidade -