- Publicidade -

Itamaraty pede libertação de ativista brasileira do Greenpeace

Embaixador brasileiro vai enviar documento a autoridades russas pedindo liberdade de Ana Paula Maciel durante investigações.

O Ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, instruiu o embaixador do Brasil em Moscou, Fernando Barreto, a assinar uma “carta de garantia” pela ativista gaúcha do Greenpeace, Ana Paula Maciel, que está em prisão preventiva na Rússia. Pelo documento, o governo brasileiro pede que Ana Paula aguarde as investigações em liberdade, garantindo às autoridades russas que ela terá bom comportamento e que se apresentará à Justiça enquanto for requisitada. A brasileira faz parte do grupo de 30 pessoas que estão presas provisoriamente desde o último dia 19, após um protesto pacífico contra a exploração de petróleo no Ártico.

- Publicidade -

Até a última terça-feira (2), nenhuma acusação formal havia sido feita ao grupo. No entanto, a decisão da Justiça russa foi pela prisão preventiva de todos, pelos próximos dois meses – prazo máximo para a conclusão do inquérito sobre pirataria. O Comitê de Investigação russo afirmou que, nesta quarta-feira, serão apresentadas acusações formais às ativistas Dima Litvinov, dos Estados Unidos, e Sini Saarela, da Finlândia.
 
“Não recebemos qualquer informação oficial sobre o conteúdo dessas acusações”, afirmou Ben Ayliffe, coordenador da campanha do Ártico do Greenpeace Internacional, rechaçando a hipótese de pirataria. “Qualquer acusação de pirataria contra protestos pacíficos é absurda e não tem mérito algum nas leis russas ou internacionais. Os ativistas agiram pacificamente contra os riscos de exploração de petróleo no Ártico pela empresa Gazprom”.
 
Em nota, o Itamaraty ressalta que a embaixada brasileira em Moscou continua a manter contato permanente com o advogado de defesa de Ana Paula, com o Greenpeace e com as demais embaixadas de países envolvidos no caso.

Para saber mais sobre o caso, clique aqui.