- Publicidade -

Italiano cria dispositivo que recarrega eletrônicos e controla consumo de energia

Designer italiano cria dispositivo eletrônico portátil denominado BE, que incentiva e auxilia os comportamentos sustentáveis. O aparelho, movido a energia solar, eólica ou cinética, recarrega dispositivos e monitora o consumo energético.

Criado pelo desinger italiano Tommaso Gecchelin, o Samung BE (pronunciado "Bee") é um dispositivo eletrônico portátil que incentiva e auxilia os comportamentos sustentáveis​​. Movido a energia solar e eólica, o BE é capaz de recarregar seus aparelhos eletrônicos, bem como o monitoramento do consumo energético.

- Publicidade -

A concepção do produto não é apenas um objeto isolado, mas também a complexa rede de relações que o constitui para seu entendimento no contexto. Por isso, este trabalho pretende construir uma rede de sustentabilidade ambiental colocando o indivíduo no centro dela, tornando a sociedade ativa e consistente em termos de conscientização.

Seu objetivo é reencontrar o contato adequado com equipamentos e itens que consomem energia, e ao mesmo tempo determinar uma relação mais direta com as fontes renováveis. Para o designer, trazer isto às pessoas é fundamental, uma vez que parece ser uma ótima maneira de recuperar o valor da cooperação física e social.

O utensílio pode ser integrado ao painel do carro, para controlar a pegada ecológica. A superfície do aparelho é coberta com painéis solares e ostenta um dínamo dobradiço, onde é possível anexar uma turbina de vento em escala reduzida. Em caso de não haver sol ou vento, é necessário somente inserir o dedo na segunda dobradiça, na superfície, e girar a base transformando a energia cinética em eletricidade.

Para calcular a sua pegada, enquanto viaja, ele utiliza um software específico que calcula uma série de variáveis: posição, velocidade, aceleração, tempo de paradas, tipo de rodovias, rodoviárias entre outras coisas. Com esses dados, o dispositivo automaticamente descobre os meios de transporte utilizados e, em seguida, calcula a pegada ecológica.

- Publicidade -

Além das funcionalidades acima, o equipamento também vem com um recurso que permite a socialização com amigos, para compartilhar e comparar dados de utilização da energia. O aparelho possui dois outros dispositivos de monitoramento de energia: Smart Plug e Smart Ring.

O 'Smart Plug' rastreia o consumo total de energia da sua casa através de uma fonte de alimentação interna. Isso fornece dados em tempo real sobre o consumo doméstico. Uma das saídas é ligado através da rede telefônica fixa e envia dados via GSM. O consumo energético desta função é mínimo. Além disso, ele pode ser usado para controlar o consumo de seus dispositivos móveis também.

Com 'Smart Ring', é possível acompanhar o consumo próprio de água através de um sensor de condutividade, por exemplo, e avaliar a quantidade gasta em uma banheira.

- Publicidade -

A ideia é fazer o indivíduo conhecer as consequências de seu comportamento e torná-lo consciente e mais ativo, e fornecer meios para fazer uma contribuição real e oferecer uma declaração de feedback em relação às economias em termos de dinheiro, mas também retorno em termos de "poupança verde"; além de criar uma maneira sociável e divertida de comparar os resultados do compromisso ambiental pessoal, comparando diariamente com amigos e familiares através de dispositivos de contato.

O aparelho é construído inteiramente de alumínio reciclado e reciclável (pintado de branco). A tela foi feita com vidros recicláveis​​ e o aparelho é resistente ao choque e impermeável. A tela é magnética facilitando seu posicionamento em lugares difíceis de usar painéis solares e turbinas eólicas de pequeno porte.

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter