- Publicidade -

Itália pode construir comunidade embaixo da ponte

A proposta inclui casas com gramados, escritórios, escolas e uma passarela para pedestres e carros.

Construir residências embaixo de viadutos desativados é uma proposta apresentada ao governo da Calábria. O país, que pertence à Itália, pode construir um novo tipo de comunidade. Se tudo der certo, morar “embaixo da ponte” será um grande privilégio.

- Publicidade -

O sul da Itália possui diversos viadutos abandonados, na tentativa de dar novos usos às estruturas o governo lançou um concurso para que soluções fossem pensadas e, posteriormente, serem colocadas em prática.

Uma dessas ideias é da Oxo Arquitetura, que aposta numa espécie de “vila vertical”, que inclui casas com gramados, escritórios, escolas e uma passarela para pedestres e carros. Atendendo ao pedido do governo italiano de pensar na sustentabilidade do plano, o projeto ainda apresenta uma estação de tratamento de água e usina de energia geotérmica

"A ideia é transformá-lo em algo parecido com uma cidade dentro da ponte", afirmou Manal Rachdi da Oxo Arquitetura, que, junto a mais três profissionais, é um dos responsáveis pelo projeto. O bairro sustentável ainda teria vista para o mar, florestas e fazendas próximas.

- Publicidade -

"Chamo isso de um arranha-céu invertido. Em um edifício comum você vem de baixo para cima. Neste, você tem o carro estacionado no alto”, afirmou Rachdi em entrevista à FastCo. “As pontes eram tão bonitas e com posição tão estratégica que queria transformá-las em habitação”.

- Publicidade -

Entretanto, segundo o Gizmodo, o projeto possui, pelo menos, dois grandes problemas. O primeiro deles refere-se à falta de verba do país para bancá-lo e o segundo à falta de segurança da área, uma vez que seria construída no meio do território da máfia.

Redação CicloVivo