- Publicidade -

Israelense cria bicicleta de baixo custo feita de papelão reciclado

Modelo à prova d’água e resistente ao fogo começará a circular nas ruas a partir de 2015.

O isralense Izhar Gafni deu início à produção de um novo tipo de bicicleta, feita com papelão reciclado. Com alta eficiência e muito resistente, o veículo sustentável pode suportar até 140 quilos e os custos para montar cada exemplar são de apenas nove dólares. Com a invenção sustentável, o israelense criou uma empresa – chamada de Cardboard Technologies – cujo objetivo é produzir a bike sustentável em larga escala.

- Publicidade -

Com a popularização das novas bicicletas, Gafni espera que a qualidade de vida em várias comunidades pobres ao redor do mundo aumente, sobretudo porque os veículos podem se tornar uma fonte de renda: o criador quer incentivar os ciclistas a reciclarem as próprias bicicletas – reaproveitando o papelão, o plástico e as borrachas que compõem as peças. Além de não ser poluente, o modal sustentável também é uma opção de lazer e prática esportiva.

À prova de fogo e de água, a estrutura da bike foi inspirada no origami japonês, e, até o protótipo ficar pronto, passaram-se mais de três anos. “Como ainda não tínhamos experiência com o papelão, os dois primeiros anos foram dedicados a estudos sobre as características e comportamento do material”, declarou Gafni ao site Dezeen. A bike urbana tem estilo arrojado e não parece ser feita de papelão reciclado.

A captação de recursos do projeto vem sendo realizada no Indiegogo, plataforma online de financiamento coletivo. As doações têm valor mínimo de um dólar, e as pessoas que colaboram com mais de 290 dólares receberão uma bike autografada quando as entregas se iniciarem, em 2015. Segundo Gafni, a meta é angariar mais de dois milhões de dólares em recursos até a primeira semana de agosto. Além disso, quando a bicicleta for comercializada, os ciclistas poderão optar pela versão convencional, infantil ou elétrica.

- Publicidade -


Redação CicloVivo