- Publicidade -

Inventor brasileiro cria tecnologia aplicada em guias para evitar enchentes

Muitos especialistas pensam em sugestões que facilitem a drenagem da água em meio às ruas asfaltadas para evitar as enchentes. O inventor brasileiro Messias Costa de Oliveira Maia está entre aqueles que buscam uma solução para esses problemas.

Um problema comum às grandes cidades brasileiras são as enchentes. As temporadas de chuva trazem consigo cenários caóticos. Diante dessa situação muitos especialistas pensam em sugestões que facilitem a drenagem da água em meio às ruas asfaltadas. O inventor brasileiro Messias Costa de Oliveira Maia está entre aqueles que buscam uma solução para esses problemas.

- Publicidade -

Essa preocupação o levou a criar a “Guia Fluvial”, com o objetivo de impedir as enchentes e todos os prejuízos causados por elas. As guias contém aberturas que possibilitam a entrada da água que, após captada, é direcionada ao solo, por orifícios de saída.

A guia fluvial é equivalente às tradicionais em sua aparência, no entanto a sua funcionalidade poderia ser comparada aos bueiros. O grande diferencial é que a guia contém entradas de água em toda a estrutura da rua e possui um sistema para controlar a quantidade de água absorvida e dividi-la com outras guias laterais para conseguir absorver a quantidade de água que for necessária.

“O projeto possui ainda, uma saída ladrão nas paredes laterais, permitindo que as águas sejam distribuídas imediatamente entre uma guia e outra, em casos de enchentes, de forma que a água pluvial flua rapidamente”, explica o inventor.

A novidade ainda não está disponível no mercado e Maia está em busca de parceiros que proporcionem estrutura para testar, finalizar e tornar essa ideia uma realidade capaz de reduzir os problemas gerados pelas chuvas e a falta de estrutura de muitas cidades. Os interessados em conhecer mais desse projeto podem acessar o site da Associação Nacional dos Inventores.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -