Inicio Tecnologia Inspirada em um girassol, usina solar retrátil produz e armazena energia em casa

Tecnologia

Inspirada em um girassol, usina solar retrátil produz e armazena energia em casa

O sistema acompanha automaticamente o curso do sol, o que aumenta seu rendimento em até 40%.

15 de fevereiro de 2017 • Atualizado às 16 : 26

O equipamento possui sua própria bateria, fornecendo eletricidade mesmo após o pôr do sol. | Foto: Divulgação/smartflower

Inspirada em um girassol, usina solar retrátil produz e armazena energia em casa
14.07K
0

Já imaginou produzir energia sem esforço em seu próprio jardim? A empresa austríaca smartflower tornou essa questão muito mais fácil e prática criando uma sistema completo e autônomo de geração e armazenamento de energia solar. Por possuir bateria integrada, o smartflower POP+, fornece energia limpa mesmo em dias nublados, suprindo o consumo de eletricidade de um lar inteiro.

O primeiro diferencial do equipamento smartflower POP+, é que ele acompanha automaticamente o curso do sol, o que aumenta seu rendimento em até 40% a mais que um sistema solar estático. Quando o sol se põe, a usina de energia solar automaticamente dobra-se para a posição segura.

Com design inspirado em um girassol, a geração de energia do equipamento começa assim que o sol nasce. Ele desdobra automaticamente os seus 18 m2 de pétalas solares para formar um círculo perfeito. O sistema é controlado astronomicamente e se move em dois eixos, sempre seguindo o sol até os últimos raios do dia e mantendo sempre um ângulo de incidência ótimo de 90 graus. “A natureza nos forneceu a nossa inspiração, como com tantas inovações. O girassol usa a energia solar de forma mais eficiente do que qualquer outra planta”, diz Alexander Swatek, diretor-presidente da smartflower.

sun_flower

Dependendo da região, o sistema entrega entre 3.400 e 6.200 kWh ao ano, o que cobre completamente o consumo médio de eletricidade de uma família na Europa. O equipamento possui sua própria bateria, fornecendo eletricidade mesmo após o pôr do sol.

Outras inovações do equipamento é que ele possui um sistema que limpa automaticamente a poeira ao abrir ou fechar suas pétalas. Além disso, ele possui sensores que medem a velocidade do vento e retrai as placas quando ultrapassa 54 km / h para evitar danos. Também é possível escolher oito cores do equipamento.

SF_POP+

Segundo a empresa, o objetivo do sistema é capacitar mais pessoas para produzir sua própria energia limpa para sua casa. “Queremos contribuir para a libertação das cidades, prefeituras e empresas, em grande parte, da carga de custos energéticos cada vez mais elevados, o que também nos deixa muito orgulhosos é o fato de os nossos sistemas serem utilizados com êxito em zonas afetadas por crises humanitárias”, comenta Swatek.

14715660_1829510087264173_6601994603154811926_o

Redação CicloVivo

(14071)

logo
Fechar
Abrir
logo