- Publicidade -

Índia aposta em energia solar para levar eletricidade a todos

Aproximadamente 400 milhões de pessoas ainda não têm acesso à eletricidade no país.

O novo líder indiano, Narendra Modi, pretende investir em energia solar para tornar a eletricidade algo acessível a toda a população de seu país. Conforme anúncio oficial do partido, a conclusão do projeto deve se dar até 2019.

- Publicidade -

“Nós prevemos que o potencial fotovoltaico seja capaz de transformar completamente a forma como nós enxergamos a energia”, explicou Narendra Taneja, responsável pelo setor de energia no país.

Atualmente o alcance das redes de distribuição na Índia é muito escasso. Aproximadamente 400 milhões de pessoas ainda não têm acesso à eletricidade. Os projetos para mudar essa situação já são antigos, mas até o momento nenhum deles foi bem sucedido. O governo anterior, liderado por Manmohan Singh, tinha a meta de fornecer eletricidade a todas as residências até 2012. O prazo se esgotou e a situação permanece ruim.

Para alcançar o objetivo de Modi dentro dos próximos cinco anos, será necessário o envolvimento dos governos estaduais e controle sobre a indústria de energia, conforme informado pela Bloomberg. Caso tenha sucesso, os painéis instalados nas casas devem ser suficientes para manter lâmpadas, um fogão solar e até mesmo um aparelho de televisão em funcionamento.

Expandir a geração de energia limpa deve ser uma das prioridades do atual governo indiano, principalmente solar. Taneja explica que este setor tem potencial para criar empregos e fornecer energia para milhões de famílias que não estão conectadas às redes de transmissão.

- Publicidade -

Redação CicloVivo