- Publicidade -
Brigadistas combatem o incêndio na Chapada Diamantina (Mateus Pereira/GOVBA)

O incêndio de grande proporção que atinge toda a Chapada Diamantina, região que extrapola os limites do Parque Nacional na Bahia, tem mobilizado as comunidades locais. A professora Gislene Moreira, mora no Vale do Cercado, próximo ao Morro de Camelo e conta que quando o fogo começou foram os moradores que se juntaram para tentar conter as chamas.

- Publicidade -

Técnico da Brigada de Resgate Ambiental de Lençóis, Rodrigo Vale conta que, apesar das dificuldades que os brigadistas voluntários enfrentam, as comunidades locais têm recebido bastante ajuda.

De acordo com o técnico, a região da Chapa Diamantina abriga 80% das nascentes que abastecem o estado da Bahia e os incêndios podem prejudicar o abastecimento de água.

Brigadistas combatem o incêndio na Chapada Diamantina  (Mateus Pereira/GOVBA)
Brigadistas combatem o incêndio na Chapada Diamantina. | Foto: Mateus Pereira/GOVBA

O Parque Nacional da Chapada Diamantina é uma área de preservação ambiental e turismo ecológico, que conta com uma área de 152 mil hectares. Cerca de 10 mil hectares já foram queimados. A estimativa é reforçada pelo ICMBio que contrasta os números divulgados nos últimos dias, dando conta de que 30 mil hectares já haviam sido destruídos pelo fogo. O chefe-substituto do Parque, César Gonçalves, explica que esse número abrange a vegetação fora dos limites do parque.

Segundo Gonçalves, a situação é menos crítica, mas ainda preocupa. Alguns focos foram contidos e o fogo se concentra agora em dois pontos: o Morro Branco, no Vale do Capão, em Palmeiras; e no Barro Branco, em Lençóis.

- Publicidade -

“São áreas de grandes rochas, com fraturas e vales estreitos e profundos, repletos de vegetação. É praticamente impossível chegar a esses locais. Não dá para entrar sem pôr em risco a vida dos brigadistas. Por isso, a estratégia é evitar que o fogo saia dessas áreas e se espalhe ainda mais”, afirmou.

O serviço de meteorologia prevê chuvas passageiras para os próximos dias na Chapada Diamantina, aumentando as esperanças de que o incêndio seja logo controlado. Na semana passada, choveu em algumas cidades da região, mas não o suficiente para apagar o fogo.

As informações são da Radioagência Nacional e ICMBio.

- Publicidade -