- Publicidade -

Ilha Kauai, no Havaí, será totalmente abastecida por painéis solares e baterias da Tesla

Esta será a maior instalação de armazenamento solar do mundo.

Na última quarta-feira (8), a Tesla, empresa de energia limpa do visionário Elon Musk, revelou seu primeiro grande projeto que une produção e armazenamento de energia solar: uma usina solar de 13 megawatts que alimentará a ilha havaiana de Kauai. A usina terá em torno de 55 mil painéis fotovoltaicos e 272 Powerpacks, super-bateria desenvolvida também pela a empresa (saiba mais aqui).

- Publicidade -

O sistema conjunto de geração e armazenamento de energia tornará a ilha totalmente independente energeticamente. Parte da energia gerada pelos painéis solares durante o dia ficarão armazenadas nas baterias Powerpacks, e assim a ilha também terá energia limpa, mesmo durante a noite.

Divulgação Tesla

Kauai Island Utility Cooperative (KIUC) assinou um contrato de 20 anos com a Tesla para comprar a eletricidade solar por 13,9 centavos por quilowatt-hora. De acordo com o presidente e CEO da KIUC, David Bissel, esta será a maior instalação de armazenamento solar do mundo. Tesla e KIUC estimam que o projeto irá reduzir o uso de combustíveis fósseis em 1,6 milhões de galões por ano.

Divulgação Tesla

Para o Havaí, a instalação de armazenamento solar é mais um passo para alcançar seu objetivo de alimentar o estado com 100% de fontes renováveis até 2045. O Havaí também deve precisar de muitos veículos elétricos no futuro, pois já tramita um projeto de lei prevendo um setor de transporte de energia 100% renovável até 2045.

Segundo o site Inhabitat, Kauai não é a primeira ilha que Tesla está alimentando com energia solar. No ano passado, a empresa instalou um pequeno sistema de painéis de energia solar e baterias para alimentar a ilha de Ta’u na Samoa Americana. Segundo a Tesla, os 5.328 painéis solares e 60 Powerpacks compensaram mais de 109.500 galões de diesel por ano.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

- Publicidade -