- Publicidade -

IBGE divulga pesquisa sobre hábitos indígenas

O IBGE divulgou na última sexta-feira (10) dados sobre os hábitos das comunidades indígenas brasileiras. A pesquisa mostra que 36,2% dos índios vivem em áreas urbanizadas e 76,7% deles são alfabetizados.

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou na última sexta-feira (10) dados sobre os hábitos das comunidades indígenas brasileiras. A pesquisa mostra que 36,2% dos índios vivem em áreas urbanizadas e 76,7% deles são alfabetizados.

- Publicidade -

Segundo o IBGE existem atualmente no Brasil 896.917 pessoas classificas como indígenas, de acordo com seus hábitos, cultura, tradições e antepassados, itens que foram considerados durante a composição do estudo. Na pesquisa recém-divulgada, que data de 2010, foi identificado um aumento na quantidade de comunidades habitando áreas rurais, já que em 2000 o maior percentual indígena estava concentrado nas cidades.

A região norte do país é a campeã em terras indígenas, abrigando 517.383 índios. Na sequência está o Nordeste, seguido por Sudeste, Sul e Centro-Oeste. As etnias são diversas e segundo o IBGE a que possui mais representantes é a Tikúna, com 46.045 pessoas, em segundo lugar está a Guarani Kaiowa, com 43.401.

A língua é um hábito importante para a tradição indígena, assim foi um dos pontos considerados pela pesquisa. O IBGE garante que existam, ao menos, 274 idiomas indígenas em todo o Brasil e que 293,9 mil índios falam pelo menos um desses dialetos. O mais comum é o Tupi, que origina outras línguas.

Atualmente 45,9% das crianças e adolescentes indígenas, de cinco a 14 anos, falam uma língua indígena. O percentual vai caindo de acordo com o aumento da idade. Entre 15 e 49, apenas 35,8% dos índios falam seu idioma de origem e entre aqueles que têm mais de 50 anos, o número é reduzido para apenas 28,5%.

- Publicidade -

Os níveis de alfabetização subiram no último censo. Em 2010 a média de índios que sabem ler e escrever, em português ou na língua local, foi de 76,7%. Aproximadamente 3% a mais que os índices registrados em 2000. E o português já é falado por 605,2 mil índios brasileiros. Com informações do Globo Natureza.

Redação CicloVivo

- Publicidade -