- Publicidade -

Holandeses projetam casa de barcos capaz de produzir energia limpa

O Groosman Partners, escritório holandês de arquitetura, é o responsável pelo projeto da Casa de Barcos Elétricos. A construção, finalizada em 2011, e está localizada em Friesland, na Holanda. A proposta é multiuso e possui atributos sustentáveis.

O Groosman Partners, escritório holandês de arquitetura, é o responsável pelo projeto da Casa de Barcos Elétricos. A construção foi finalizada em 2011 e está localizada em Friesland, na Holanda. A proposta é multiuso e possui diversos atributos sustentáveis.

- Publicidade -

Esta é a primeira casa de barcos que abriga um armazém, com diversas máquinas para construção de barcos, um espaço para exposições e escritórios e ainda é sustentável. Ela também é equipada com sistema de aproveitamento da energia solar.

O projeto arquitetônico se diferencia do padrão da região. Isso fez com que os vizinhos apelidassem o local de “blocos vermelhos de lego”, mas eles garantem que o visual é bastante agradável, apesar de ser diferente do que estão acostumados.

O galpão é usado especificamente para a construção ou reconstrução de barcos elétricos. Este requisito pré-determinado deve-se às causas ambientais e à possibilidade que a própria estrutura tem de fornecer a energia necessária para que os equipamentos e os barcos funcionem.

O telhado da construção é coberto com painéis fotovoltaicos. Ao todo são 91 metros quadrados, com 72 placas solares, capazes de produzir 11.072 kWh. Este montante energético é suficiente para abastecer 1.385 barcos elétricos, conforme informações do escritório de arquitetura.

- Publicidade -

A casa de barcos ainda possui outras características sustentáveis, como a água da chuva, que é coletada e reaproveitada para a lavagem de banheiros e dos barcos. Além disso, a estrutura possui uma bomba de calor, que torna o sistema de aquecimento e arrefecimento mais eficiente. A mesma preocupação foi tida com a escolha dos materiais, por peças que tivessem causado o menor impacto ambiental possível. Com informações do ArchDaily.

Redação CicloVivo

- Publicidade -