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Hambúrguer de couve-flor

A receita vegana é ensinada pela blogueira Monica Hering, do Cozinhando como antigamente.

19 de junho de 2017 • Atualizado às 10 : 40

Esta pode ser uma boa opção para lanche ou janta mais leve. | Foto: Cozinhando como Antigamente

Hambúrguer de couve-flor
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Andei fazendo estes hambúrgueres para o lanche, já que não temos o hábito de jantar e sim comer algo leve. Ficaram perfeitos ao lado de uma salada com folhas e tomatinhos cereja. No entanto, qualquer salada de folhas verdes teria sido igualmente um ótimo acompanhamento também. A verdade é que quando resolvemos montar sanduíches com pão de hambúrguer, o lanche virou banquete.

Imagine o hambúrguer acompanhado de ketchup caseiro, maionese de castanha ou chutney de manga com frutas secas. Junte algumas folhas de rúcula bem crocantes, tudo dentro de um pão caseiro… Ficou simplesmente um hambúrguer incrível.

Para fazer os hambúrgueres usei as farinhas de amêndoa e de trigo sarraceno. Como quase nunca encontro a farinha de trigo sarraceno aqui em São Luís, trituro os grãos de trigo sarraceno no mini processador e faço minha farinha. É uma dica e tanto que vi no livro “The Homemade Flour Cookbook”, que ensina diferentes formas de produzir suas farinhas em casa. Uma descoberta incrível para quem muitas vezes não encontra todas as farinhas que gostaria de usar.

A minha recomendação com relação à fazer suas farinhas em casa, é processar somente aquilo que vai usar em poucos dias. É preferível guardar o restante na forma de grãos. Por um lado você pode usar os grãos cozidos, e por outro, quando você processa na medida em que usa, sua farinha vai estar sempre fresquinha.

Cozinhando como Antigamente

Cozinhando como Antigamente

Hambúrguer de couve-flor

Rendimento: 5 porções

Ingredientes

600g de floretes de couve-flor

5 dentes de alho com a casca

1 1/2 colheres (sopa) de azeite de oliva

Folhas de hortelã picadas + para enfeitar

Sal e pimenta do reino

1/4 xícara de farinha de amêndoa

1/4 xícara de farinha de trigo sarraceno

Para servir

Folhas de rúcula usei um maço pequeno

Pão de hambúrguer

Tomate cereja (ou tomate cortado em rodelas)

Cebola roxa em tiras

Molhos de sua preferência à gosto

Modo de fazer

Preaqueça o forno (180°C).

Coloque a couve-flor, os dentes de alho e o azeite de oliva em uma travessa refratária. Tempere com sal e pimenta do reino, a gosto. Asse por 30 minutos ou até ficar macio e dourado.

Retire a casca dos dentes de alho. Processe a couve-flor junto com os dentes de alho e as folhas de hortelã, até que vire uma farofa grossa.

Transfira para uma tigela e junte a farinha de amêndoa, farinha de trigo sarraceno e sal. Misture até ficar homogêneo. Molde hambúrgueres com as mãos ou usando um molde de biscoitos redondo.

Aqueça uma frigideira anti aderente e regue com um fio de azeite.

Frite os hambúrgueres por uns 3 a 4 minutos de cada lado, ou até que comecem a dourar e fiquem firmes. Retire da frigideira e mantenha aquecidos enquanto prepara o restante.

Coloque os bolinhos nos pratos e sirva com a salada de rúcula, ou monte hambúrgueres com pão e molhos a gosto.

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