- Publicidade -

Guia gratuito ensina a germinar 100 espécies nativas

Aprenda a germinar plantas que vão crescer naturalmente na fauna local

sementes florestais

Com linguagem acessível e repleto de informações, o Instituto Refloresta publicou um material que pode ajudar quem quer se aventurar no mundo das sementes florestais. O guia é especialmente recomendado para viveiristas, produtores de sementes, técnicos e estudantes.

- Publicidade -

O manual apresenta técnicas para tratamentos pré-germinativos de sementes florestais que ocorrem em formações vegetais do estado de São Paulo: Floresta Ombrófila Densa, Floresta Ombrófila Mista, Floresta Estacional Decidual, Floresta Estacional Semidecidual e Cerrado. A ideia é contribuir para a qualidade e a diversidade de espécies em ações de restauração florestal.

solo rúculas mudas
O aspecto das plantas e do solo são bons indicativos para a necessidade de adubação. Foto: Pixabay

Além disso, quando se fala em espécies nativas, as chances de obter sucesso com a muda são muitos maiores. Isso porque essas plantas vão crescer naturalmente pelas condições de clima, hidrologia, topografia e solo, uma vez que já estão adaptadas com a fauna local.

Plantas regionais também podem evitar a degradação do ambiente natural por espécies exóticas invasoras, que são aquelas que não estariam presentes em determinado local se não tivessem sido introduzidas voluntária ou acidentalmente pela ação humana.

“Muitos modelos de restauração florestal incluem na listagem espécies exóticas com aproveitamento econômico (frutíferas, medicinais, resiníferas, melíferas, etc.), a fim de que possam contribuir como fonte alternativa de renda ou mesmo de alimentação para os produtores. Entretanto, é necessário realizar um planejamento adequado para que a exploração econômica dessas áreas cause o menor impacto possível”, alerta a publicação.

- Publicidade -

O download do guia pode ser feito gratuitamente aqui.