- Publicidade -

Grupo Pão de Açúcar doa alimentos frescos para evitar desperdício

Conscientizar o consumidor sobre as questões de nutrição e alimentação saudáveis e sustentáveis também exige esforço por parte do próprio comércio.

Conscientizar o consumidor sobre as questões de nutrição e alimentação saudáveis e sustentáveis também exige esforço por parte do próprio comércio. Ações que incentivam o aproveitamento de alimentos e combatem o desperdício são ótimos caminhos para alcançar este objetivo. O Grupo Pão de Açúcar é uma das provas de que projetos deste tipo podem ser eficientes, sem gerar prejuízos aos supermercados.

- Publicidade -

Um dos exemplos aplicados pelo GPA teve início há 19 anos e impede que milhares de toneladas de alimentos em bom estado sejam descartados todos os meses. O programa “Parceria contra o desperdício” doa as frutas e legumes que não estão em condições de serem comercializadas nas lojas.

De acordo com a organização, existem 280 instituições cadastradas em todo o país. Mensalmente, os alimentos que seriam rejeitados pelos consumidores por terem a aparência fora do padrão, mas que ainda estão próprios para consumo, são destinados a essas entidades. A média é de 250 toneladas mensais. Até junho de 2014 o programa já havia doado 1.510 toneladas de alimentos frescos.

Nas lojas do Extra e Pão de Açúcar o grupo tem uma política exclusiva de descontos. Quando o prazo de validades está próximo, os clientes conseguem comprar os alimentos com preços até 40% menores do que os valores normais dos produtos.

Este programa evita que toneladas de produtos sejam descartadas por se tornarem impróprias para consumo. Esta também é uma oportunidade para deixar os itens mais acessíveis à população, permitindo a economia financeira e aumentando o giro dos produtos nas lojas.

- Publicidade -

Redação CicloVivo