- Publicidade -

Grafiteiros famosos pintam prédios em comunidades carentes de SP

As paredes do Conjunto Residencial Parque do Gato, localizado às margens do rio Tietê, em São Paulo, passarão por uma grande mudança.

A partir do dia 20 de Julho, as paredes do Conjunto Residencial Parque do Gato, localizado às margens do rio Tietê, em São Paulo, passarão por uma grande mudança: os grafiteiros Subtu, Fel, Mundano e RMI levarão à comunidade o Revivarte “Parque do Gato”. O projeto pretende colorir dez empenas cegas – nome dado às paredes do edifício que não contêm janelas – transformando o local em uma grande galeria de painéis.

- Publicidade -

“Queremos enfatizar a importância da arte na cidade e na vida das pessoas, deixar isso marcado, semear o interesse pela arte e contribuir com o desenvolvimento cultural dos jovens”, revela Subtu, artista e idealizador do projeto.

O planejamento das atividades prevê a participação da comunidade no projeto, pois as pinturas terão como base os relatos dos moradores e pretendem refletir o cotidiano e a realidade na comunidade. Além disso, serão realizadas diversas oficinas de arte para os jovens da comunidade.

 “Nossa arte está diretamente ligada ao social, ao povo. Queremos debater com eles, mostrar a realidade deles. Sem os moradores esse projeto não teria sentido”, explica Mundano, um dos artistas integrantes do projeto.

O andamento da ação poderá ser acompanhado por meio de fotos e vídeos, que serão publicados no blog do projeto e também no Facebook. A revitalização do Parque do Gato contará com o suporte do videomaker Mateus Ávila e da produtora cultural Caren Gomes, que destaca o interesse do grupo em levar o projeto para outras comunidades já no ano que vem “A pintura de empenas na cidade tem crescido, mas uma parte delas está nas áreas nobres de São Paulo. Queremos levar esse tipo de ação para comunidades desfavorecidas culturalmente”.

- Publicidade -

O projeto Revivarte “Parque do Gato” foi selecionado no Programa para a Valorização de Iniciativas Culturais – VAI 2013, da Prefeitura de São Paulo, e tem diversos apoiadores como a empresa Parede Viva, a loja King Cap SP, a marca de spray SIGMA 80 e a BRASIF, locadora de plataformas aéreas.

Veja abaixo o vídeo de divulgação do projeto:

- Publicidade -