- Publicidade -

Google lança mapa de monitoramento de florestas

Plataforma traz um mapa detalhado com informações atualizadas sobre desmatamento e atividades nas matas.

O Google lançou recentemente o mapa Global Forest Watch, uma ferramenta interativa de monitoramento das florestas ao redor do planeta. O mapa foi elaborado com o apoio da organização World Resources Institute (WRI) e reúne uma série informações armazenadas desde 2000. O material é atualizado mensalmente, permitindo que os usuários comparem as alterações nas coberturas florestais em todo o mundo, levando em consideração os índices de desmatamento e exploração das matas.

- Publicidade -

A ferramenta tem potencial para ser utilizada com diversas finalidades, desde a elaboração de pesquisas em escolas e universidades, até no auxílio da investigação em áreas que enfrentam queimadas e desmatamento. “Agora que temos a habilidade de monitorar as florestas, uma grande quantidade de histórias começou a surgir”, declarou o representante do Google ao portal FayerWayrer.

O usuário pode interagir com o mapa por meio de diversas aplicações, que indicam áreas de proteção ambiental e zonas de reflorestamento, por exemplo. Também é possível comparar os locais em que foram registrados aumentos e reduções na cobertura florestal e verificar os dados mais recentes sobre a devastação. Nas poucas áreas verdes restantes na Grande São Paulo, os dados do mapa apontam para a redução do número de árvores. Por outro lado, os estados da região sul do Brasil concentram aumento na cobertura vegetal.

O serviço de mapeamento também destaca informações sobre atividades econômicas que vêm sendo desempenhadas nas áreas de floresta, como agricultura e mineração, além de considerar aspectos de biodiversidade destas regiões.

Redação CicloVivo

- Publicidade -