- Publicidade -

Furacão Sandy mata 15 nos EUA e coloca usina nuclear em risco

Os norte-americanos estão em estado de alerta em consequência da passagem do furacão Sandy. O evento climático já causou a morte de 65 pessoas no Caribe, 15 na costa leste estadunidense e uma morte no Canadá.

Os norte-americanos estão em estado de alerta em consequência da passagem do furacão Sandy. Anunciado como supertempestade e depois rebaixado a tempestade extratropical, o evento climático já causou a morte de 65 pessoas no Caribe, 15 na costa leste estadunidense e uma morte no Canadá.

- Publicidade -

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama declarou nesta terça-feira (30), que todo o estado de Nova York está em situação de emergência. A ilha de Manhattan é um dos locais mais afetados, com 250 mil pessoas sem energia elétrica. Ao todo a cidade de Nova York soma 500 mil pessoas sem eletricidade e isoladas em algumas regiões, devido às inundações.

O furacão tocou a terra na noite da última segunda-feira (29), em Nova Jersey, com ventos que chegaram a 130 km/h, deslocando-se a 37 km/h. As centrais meteorológicas alertaram para os riscos a que as pessoas estariam expostas se saíssem durante a tempestade. Também foram feitos alertas anteriores à chegada da tempestade, para que os moradores deixassem a costa, principalmente na faixa que vai de Nova Inglaterra até a Carolina do Norte.

Os candidatos à presidência Barack Obama e Mitt Romney, que estão na corrida eleitoral, cancelaram seus compromissos, para garantirem atenção total às questões relacionadas ao furacão Sandy.

Usina nuclear em risco

- Publicidade -

 A usina nuclear de Oyster Creek, em Nova Jersey, está em estado de alerta devido ao aumento de dois metros no nível de água, conforme informado pela Comissão Reguladora Nuclear dos Estados Unidos.

A preocupação é com algum possível dano ocorrido caso a água afete a bomba ou os reatores. Se isso acontecer, existe o risco de que o sistema de arrefecimento seja prejudicado e as barras de combustível de urânio aqueçam demais. Mesmo assim, a empresa responsável pela usina garante que a situação está sob controle. Com informações do G1.

Redação CicloVivo

- Publicidade -