- Publicidade -

Fundadora de ONG que busca combater a fome é finalista do prêmio Paulistano Nota 10

A economista Luciana Chinaglia Quintão é fundadora e presidente da ONG Banco de Alimentos, que ajudou a alimentar mais de 21 mil pessoas.

Com o propósito de combater a fome e o desperdício de alimentos no Brasil por meio do conceito de colheita urbana e do aproveitamento integral dos alimentos, a economista Luciana Chinaglia Quintão criou, há 16 anos, a ONG Banco de Alimentos. Sua iniciativa é destaque do Prêmio Paulistano Nota 10, conduzido pela Revista Veja São Paulo, que destaca histórias de cidadãos que fazem a diferença.

- Publicidade -

Norteada pela crença de que “somos cocriadores e responsáveis pela realidade socioeconômica do país”, Luciana defende que o grau de desenvolvimento – seja de um indivíduo ou de uma nação – está ligado ao nível de consciência que se consiga atingir. E foi a consciência dessa brasileira que impulsionou a criação de uma organização que hoje alimenta 21 mil pessoas diariamente na cidade de São Paulo.

A ONG Banco de Alimentos faz a ponte entre onde sobra e onde falta alimentos. Atua recolhendo excedentes de comercialização, isto é, alimentos perfeitos para consumo que não foram vendidos, tendo o lixo como destino. Atualmente são recolhidos, em média, 30 mil quilos de alimentos por mês, beneficiando, no mesmo período, mais de 21 mil pessoas. Nestes 16 anos já foram “salvos” do lixo mais de 5.531.579,73 quilos de alimentos, destinando-os a milhares de pessoas.

“Quando defendo a responsabilidade individual e a criação da realidade por meio dos nossos atos, enfatizo que toda a sociedade, política e civil, é de alguma forma conivente com o quadro de desperdício. No Brasil há um descaso enorme em relação aos recursos, que todos sabemos ser limitados, o que se traduz em uma grande irresponsabilidade individual e coletiva”, afirma a economista.

Além de evitar o desperdício, a ONG dissemina informações sobre o tema. “A conscientização passa necessariamente pela informação, tornando esse conhecimento um importante agente da transformação social e da mudança de cultura e comportamento em relação ao alimento”, finaliza.

- Publicidade -

Paulistano Nota 10

Desde dezembro de 2012, Veja São Paulo destaca na seção “Paulistano Nota 10” histórias de pessoas que fazem a diferença na cidade com trabalhos voluntários nas mais diferentes áreas: da educação à proteção dos animais. A eleição popular está disponível no site da revista até 1º de dezembro. Há 47 casos histórias publicadas, basta clicar em cima das fotos para conhecer os detalhes dos perfis. Os internautas podem indicar também outras histórias em uma parte especial da página. Os dez campeões serão homenageados em um evento na noite do dia 15 de dezembro no Museu da Casa Brasileira, no Jardim Paulistano. Vote aqui

- Publicidade -