- Publicidade -

Franceses preparam almoço com restos de comida

Time de voluntários acredita que ações dinâmicas são a melhor maneira de conscientizar a população contra o desperdício de alimentos

Os voluntários do grupo Disco Soupe reaproveitaram os restos de alimentos jogados no lixo em Paris para preparar um almoço grátis para a população. O cardápio incluía salada verde, guacamole, sopa de abobrinha e uma sobremesa – e qualquer pessoa que passasse no local poderia almoçar ou ajudar a recuperar os restos de comida. Os participantes do evento também assistiram a apresentações musicais gratuitas durante a hora do almoço.

- Publicidade -

A maioria dos alimentos usados para preparar os pratos foi encontrada no fim de uma feira livre – outra parte foi doada por moradores da capital francesa, por meio de uma campanha. Para preparar a salada verde, foram usados restos de alfaces desprezados por um restaurante de alta categoria – que utiliza somente a parte central das alfaces, jogando fora as folhas externas.

Laura Thierry, voluntária do movimento, disse à Folha que as festas de aproveitamento do desperdício alimentar são uma das formas mais eficazes de reduzir o percentual de comida boa que é jogada no lixo. "O importante é educar", diz ela. "O melhor não é fazer as pessoas se sentirem culpadas por desperdiçar alimentos. É melhor fazer algo com alegria. A melhor maneira de combater o desperdício de alimentos é conversar com as pessoas e converter o que se faz em um ato positivo para a sociedade", completa Laura.

Formado por 40 pessoas, o movimento Disco Soupe tem mais de um ano de existência, e prepara refeições com alimentos desperdiçados em várias localidades da capital francesa. Durante o almoço realizado no bairro de Montreuil, mais de 70 pessoas colaboraram diretamente com o preparo da comida. “É gostoso preparar a refeição e comê-la juntos. A comida é de alta qualidade, e o evento é bom para a comunidade”, declarou à Folha Geneviève Aubin, que participou pela primeira vez do almoço.

Segundo os organizadores do Disco Soupe, as ações realizadas recuperam de 80 a 200 quilos de vegetais em perfeito estado que seriam desperdiçados. Um relatório produzido na Inglaterra e divulgado pelo Instituto de Engenheiros Mecânicos aponta que metade da produção anual de frutas e legumes comercializados é jogada fora – totalizando cerca de dois bilhões de toneladas de alimentos descartados todos os anos.

- Publicidade -

O Disco Soupe é inspirado em uma iniciativa de reaproveitamento de alimentos na Alemanha. Quando começou a ser implantado na França, apenas cinco cidades recebiam as festas de aproveitamento de alimentos desperdiçados – e, conforme o movimento ganhava força, quinze cidades aderiram à proposta.

Redação CicloVivo

- Publicidade -