- Publicidade -

França aprova lei que obriga prédios comerciais a terem telhado verde ou placa solar

A legislação foi aprovada pelo Parlamento Francês na última semana.

Todos os novos edifícios construídos em zonas comerciais francesas deverão ser cobertos com telhados verdes ou placas solares. A legislação foi aprovada pelo Parlamento Francês na última semana, após o governo ser muito pressionado por ativistas ambientais.

- Publicidade -

De acordo com a nova lei, a cobertura não é obrigatória para construções residenciais. Além disso, o parlamento foi mais maleável do que esperavam os ambientalistas. Inicialmente, o que se cobrava era que toda a superfície dos edifícios fosse coberta com plantas. Mas, a legislação permite que no lugar da vegetação sejam usadas placas solares.

Os telhados verdes podem gerar muitos benefícios e ainda valorizar as construções. O sistema funciona como isolante térmico, reduzindo a quantidade de calor absorvida pela edificação, deixando os ambientes internos mais frescos e reduzindo a necessidade de aquecimento e arrefecimento artificial, por exemplo.

Além disso, a vegetação ajuda a reter a água da chuva, diminuindo os problemas com escoamento, e favorece a biodiversidade, dando mais espaço para o desenvolvimento de espécies urbanas, principalmente aves.

Quando ao uso das placas solares, com a popularização dos sistemas fotovoltaicos, a tecnologia tem custado cada vez menos. Além de estarem dentro das normas nacionais, os edifícios que optarem por esta solução podem se beneficiar de sua própria produção energética renovável.

- Publicidade -

Redação CicloVivo