- Publicidade -

Fotolivro registra felicidade de crianças com câncer ao serem fantasiadas de heróis

A venda do livro terá renda totalmente revertida a instituições que cuidam de crianças e jovens vítimas do câncer.

Inspirados por um vídeo de uma iniciativa internacional, os fotógrafos Kênia Hernandes e Marcel Santana decidiram criar um projeto que leva beleza e esperança a crianças e jovens com câncer. O “Eu, Herói” é um projeto fotográfico que registra o momento exato em que esses pacientes são surpreendidos por sua “nova identidade”. As imagens viraram um livro e o lançamento acontece neste domingo (3), em São Paulo.

- Publicidade -

O vídeo que inspirou o projeto mostrava pessoas vitimadas por diferentes tipos de câncer sendo fotografadas através de um espelho. Elas vestiam roupas e tinham perucas bem inusitadas. Ficavam de olhos fechados e, de repente, os abriam defrontando-se com a própria imagem.

O casal se encantou com a ideia de fantasiar pessoas, maquiá-las e criar personagens para cada uma delas, mas sem que os participantes soubessem de tudo isso. E, de repente, pedir-lhes que abram os olhos para uma outra realidade. Com um foto seria possível guardar para sempre essa primeira e única sensação de ser outro alguém, estampada com surpresa nos seus rostos.

Para colocar a ideia em prática eles contaram com o apoio de outros profissionais, entre eles: maquiadores, figurinistas, cabeleireiros, jornalistas e fotógrafos voluntários. O resultado é um trabalho sensível e cheio de beleza que ajudou as crianças a se distanciarem, pelo menos por um tempo, da luta contra a doença.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

As crianças e jovens foram entrevistadas com antecedência no hospital em que se tratam. Assim, foram descobertos discretamente os seus respectivos “heróis”. Na sequência, foram providenciadas as roupas, perucas e adereços desses personagens. E, também, outras fantasias de todos os tipos.

- Publicidade -

A incrível reação de cada uma delas diante da surpresa ao se ver transformada em um herói fruto do ilimitado sonho de ser alguém especial, é o que este livro vai mostrar aos leitores. Cada criança e jovem foi, após sua foto, entrevistada por um jornalista que captou sua emoção ao participar dessa experiência, registrada em texto que acompanha a respectiva foto.

A venda deste livro terá renda, integralmente, revertida a instituições que cuidam de crianças e jovens vítimas do câncer, buscando proporcionar-lhes atividades de cultura e lazer. Que a ideia possa, como neste caso, ser redimensionada e corra por todo o País gerando novas iniciativas de solidariedade e amor ao próximo.

- Publicidade -

Serviço:

O lançamento do livro “Eu, Herói” acontece neste domingo (3), das 15h às 18h, na Livraria da Vila, unidade Lorena – Alameda Lorena, 1731 – Jardim Paulista, São Paulo.