- Publicidade -

Fotógrafa faz alerta sobre poluição marinha através de colagens de plásticos

A fotógrafa inglesa Mandy Barker registra fotos de objetos jogados na praia, faz colagens, sobreposições e o resultado são belas imagens da poluição.

A fotógrafa inglesa Mandy Barker registra fotos de objetos jogados na praia, faz colagens, sobreposições e o resultado são belas imagens da poluição. Sua intenção é nobre: alertar a população sobre o grave problema da sujeira no ecossistema marinho.

- Publicidade -

Do design gráfico para a fotografia, Mandy mudou o foco do seu trabalho sem perder a sensibilidade para os detalhes. Ela começou a recolher objetos na praia por hobby, seu interesse era simplesmente colecioná-los. "Mas, comecei a notar que havia mais e mais destroços provocados pelo homem no meio deles", explica.

Surpresa com a quantidade de plástico espalhado no oceano, ela iniciou uma pesquisa sobre o tema e canalizou o material obtido para um projeto próprio. Mandy realizou uma série de fotografias, chamada Soup.

A artista retirou os plásticos em diversas praias do mundo, fotografou cada um deles separadamente em um fundo preto e depois fez as colagens sobrepondo as imagens. Assim, ela compôs pequenos e grandes objetos com uma técnica que cria a sensação de profundidade.

As imagens têm o objetivo de estimular a consciência das pessoas. O público se depara com a contradição de ver imagens bonitas de objetos que poluem o meio ambiente. Através do que chama de “atração estética”, a fotógrafa convida o público a reflexão.

- Publicidade -

Ela é realista, afirma que não espera que, a partir de seu trabalho, as pessoas se tornem apaixonadas pelo meio ambiente. Em entrevista ao site americano Co.Exist, Mandy deixa claro que sua intenção é alertar, fazer com que a causa defendida seja lembrada. O trabalho foi premiado na Inglaterra em 2011 e entrou para o quarto ciclo do Prêmio Pictet de 2012, líder mundial no prêmio fotográfico em sustentabilidade.

Com informações do Co.Exist.

- Publicidade -

Redação CicloVivo