Inicio Tecnologia Forno solar portátil assa, frita e cozinha alimentos

Tecnologia

Forno solar portátil assa, frita e cozinha alimentos

Basta ter um pouco de sol e criatividade, que em poucos minutos a refeição inteira está pronta.

15 de março de 2017 • Atualizado às 12 : 00
Forno solar portátil assa, frita e cozinha alimentos

Os alimentos são aquecidos dentro de um tubo de vidro à vácuo. | Foto: Reprodução

17.46K
0

O inventor norte-americano Patrick Sherwin desenvolveu um forno solar altamente prático e sustentável. O equipamento descarta totalmente o uso de combustíveis fósseis para aquecer alimentos ao mesmo tempo em que oferece uma opção segura para os usuários e que pode ser transportada para qualquer lugar.

Apelidado de GoSun, o forno é muito leve e serve para assar, ferver fritar e cozinhar alimentos no vapor. Os criadores deixam claro que, além de fazer bem ao meio ambiente, por utilizar uma fonte totalmente renovável e não emitir nenhum tipo de gases de efeito estufa, este pequeno forno promove a alimentação saudável, permitindo que os cozinheiros preparem alimentos sem a utilização de gordura.

Divulgação

O GoSun faz praticamente tudo o que um forninho elétrico faz, mas, com a vantagem de poder ser carregado para a praia, para uma trilha ou para qualquer outro lugar longe das redes de transmissão de eletricidade. Basta ter um pouco de sol e criatividade, que em poucos minutos a refeição inteira está pronta.

A eficiência do equipamento está diretamente ligada ao seu design. Os alimentos são aquecidos dentro de um tubo de vidro à vácuo com pouco mais de 12 centímetros de diâmetro e que resiste a altas temperaturas. Para garantir o aproveitamento máximo do calo do sol, o tubo é envolto por placas de alumínio, que direcionam os raios solares diretamente ao tubo.

Divulgação

Com o aproveitamento direto do sol, o forno é capaz de aquecer até 205ºC. Mas, ele também pode ser usado em dias nublados. Com uma bateria interna, o forno armazena a energia dos dias de sol para que o equipamento funcione posteriormente, independente das condições do clima.

Clique aqui para mais detalhes desta tecnologia.

Redação CicloVivo

(17455)

logo
Fechar
Abrir
logo