- Publicidade -

Flutuador volta a medir a qualidade da água no Rio Tietê

Novamente as águas do Rio Tietê receberão o flutuador que mede a sua qualidade. O programa, da rede Globo, tem início nesta segunda-feira e irá coletar dados do rio, para que seja possível analisar o efeito dos trabalhos de despoluição.

Novamente as águas do Rio Tietê receberão o flutuador que mede a sua qualidade. O programa, patrocinado pela rede Globo, tem início nesta segunda-feira (22) e irá coletar dados de diversas partes do rio, para que seja possível analisar o efeito dos trabalhos de despoluição realizados pelo governo.

- Publicidade -

Em alguns locais, a Companhia Ambiental do Estado (Cetesb) já identificou uma melhora. “Essa leve melhora está associada a investimentos em saneamento que estão sendo feitos na região metropolitana de são Paulo”, declarou Nelson Menegonger, da Divisão de Qualidade das Águas da Cetesb, em entrevista ao G1.

Os projetos de despoluição contam com investimentos de R$ 1,5 bilhão, somente para a terceira fase, que deve ocorrer durante os próximos dez anos, e pretende levar o saneamento básico a todo o território paulista, com estruturas de coleta e tratamento de esgoto.

Os resultados do trabalho já são percebidos em cidades do interior. As águas que antes chegavam poluídas até Barra Bonita tiveram recuo de 50 quilômetros e hoje têm condições melhores. Os fatores naturais são favoráveis a isso e, somente eles, já são suficientes para recuperar boa parte do manancial poluído.

A última expedição de Dan Robson com o flutuador ocorreu em 2009 e em quase 80% do trecho da viagem as condições do Rio Tietê eram consideradas péssimas ou ruins. “As pessoas responsáveis disseram que ia ter uma melhoria em dois anos. Vamos comprovar isso”, explica Robson. Com informações do G1.

- Publicidade -

Redação CicloVivo