- Publicidade -

Florianópolis pretende bater recorde de cidade que mais recicla óleo de cozinha

A cidade planeja chegar a 20 mil litros de óleo vegetal coletados em um mês.

O título de cidade que mais coleta e recicla óleo vegetal no mundo é de Florianópolis desde 2012. Graças ao trabalho do programa ReÓleo, a capital catarinense entrou para o Guinness Book, famoso livro dos recordes, após coletar 18.670 litros do resíduo em um único mês.

- Publicidade -

O ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianopolis (ACIF), quer superar a marca já registrada e chegar a 20 mil litros coletados. Para tanto, a campanha de arrecadação começou no dia primeiro de junho e vai até 30 de junho.

A iniciativa pretende movimentar toda a comunidade – moradores, proprietários de bares, restaurantes, hotéis, escolas entre outros -, para que deixem de descartar o óleo usado na pia ou jogá-lo direto no solo.

Para participar da campanha e também colaborar com o meio ambiente, basta armazenar o resíduo em garrafas PET e entregar em um dos cerca de 200 pontos de entrega voluntária (PEV's) do programa espalhados por Florianópolis. Todo o óleo coletado seguirá para a empresa Ambiental Santos, parceira do programa, onde será reciclado. Segundo o diretor do Programa ReÓleo, Luiz Falcão, a ideia da campanha é, além do novo recorde, criar em cada pessoa o hábito de descartar corretamente o óleo usado. “É dar continuidade ao ciclo da sustentabilidade, mobilizando e conscientizando crianças e adultos”, explica.

Para atingir o objetivo, o ReÓleo irá promover uma série de atividades pela cidade e uma gincana de arrecadação entre as escolas públicas e particulares já inscritas no programa. Por meio da gincana, as escolas receberão produtos de limpeza conforme a quantidade de óleo arrecadada e a que mais contribuir para a campanha de quebra do recorde, receberá uma verba de três mil reais para ações relacionadas com educação ambiental.

- Publicidade -

A listagem de PEV's e os endereços para entrega do óleo podem ser acessados aqui

Programação Campanha 2015:

29/05 e 12/06 – Caminhada da ACIF pela cidade para sensibilização da população e dos estabelecimentos comerciais sobre a importância de descartar corretamente o óleo de cozinha usado;

- Publicidade -

01/06 – das 15h às 16h, no auditório da reitoria da UFSC – Abertura da Campanha na Semana Ambiental da UFSC – apresentação de palestra sobre o Reóleo, com o Diretor Luiz Antônio Falcão de Moura;

05/06 – às 15h, no Parque de Coqueiros – Blitz na Semana de Conscientização Ambiental da FLORAM – posto de coleta de óleo vegetal.

08/06 – no NEI Ingleses – Palestra Reciclar é Educar