- Publicidade -

Finlandeses criam placa solar que pode ter imagens e textos impressos

A tecnologia poderia ser aplicada em dispositivos de baixo consumo ou, até mesmo, em placas informativas.

Divulgação

Você já imaginou tem uma foto que gera energia? Isso não é mais algum tipo de ficção científica. Um grupo de cientistas da Universidade de Aalto, na Finlândia, desenvolveu células fotovoltaicas que podem ser impressas com letras e imagens altamente precisas.

- Publicidade -

De acordo com os pesquisadores, a célula solar impressa usa um jato de tinta de baixo custo e poderia ser aplicada nos mais diversos usos, mas, principalmente, para alimentar e personalizar dispositivos de baixo consumo. Esta também poderia ser uma opção para uma nova geração de outdoors ou placas de empresas ou sinalização, por exemplo.

A impressão na célula é feita a partir de um jato de tinta que mescla uma solução corante com um filme de óxido de titânio, que atua como um eletrólito. Esta combinação foi desenvolvida na Suíça e aproveitada pelos finlandeses neste projeto. Com este material, um arquivo em imagem pode ser impresso em graus diferentes de transparência, para ter maior clareza.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Segundo os cientistas, o resultado desta experiência é uma célula colorida e personalizada de forma a gerar eletricidade e ainda ser agradável de ver, podendo transmitir informações ao mesmo tempo em que produz energia limpa.

Quando a luz é absorvida em uma tinta comum, ela gera calor. A tinta fotovoltaica, no entanto, guarda parte dessa energia para a eletricidade. Quando mais escura a cor, maior a eletricidade gerada. Por isso a maior parte das placas de alta eficiência são extremamente escuras. Mas, isso não parece ser um impedimento para as placas coloridas.

- Publicidade -

“As células solares tingidas com jatos de tinta foram tão eficientes e duráveis quanto as células solares correspondentes feitas de forma tradicional. Elas suportaram mais de mil horas de luminosidade contínua e estresse por calor sem quaisquer sinais de degradação no desempenho”, explicou Ghufran Hashmi, pós-doutorado e pesquisador envolvido no projeto, em declaração oficial.

Os resultados da experiência foram publicados recentemente em uma revista científica. Clique aqui para acessar o material.

Redação CicloVivo

- Publicidade -