Inicio Arquitetura & Design Final do Super Bowl será em estádio na Califórnia com selo Gold

Arquitetura & Design

Final do Super Bowl será em estádio na Califórnia com selo Gold

Entre os pré-requisitos para a obtenção do certificado está a redução do consumo de água e energia.

5 de fevereiro de 2016 • Atualizado às 11 : 14

A edificação possui um sistema capaz de controlar a entrada de luz natural. | Foto: Levi's Stadium

Final do Super Bowl será em estádio na Califórnia com selo Gold
310
0

No próximo domingo (7), acontece a final do 50º Super Bowl nos Estados Unidos. Um dos destaques do importante evento de futebol é que ele será realizado no Levi’s Stadium, estádio que possui a certificação LEED Gold – um dos mais importantes certificados de sustentabilidade para edifícios em todo o mundo.

O LEED (Leadership in Energy and Environmental Design) é um sistema internacional de certificação e orientação ambiental para edificações, utilizado em 143 países, e possui o intuito de incentivar a transformação dos projetos, obra e operação das edificações, sempre com foco na sustentabilidade de suas atuações. Entre os pré-requisitos para a obtenção do certificado está a redução do consumo de água e energia.

Para reduzir o consumo de energia elétrica de maneira eficiente, as luzes do estádio, localizado em Santa Clara, Califórnia, são controladas por um único sistema: o Quantum, da Lutron. A empresa norte-americana é especializada em soluções de controle de iluminação para residências e imóveis corporativos, incluindo estádios.

| Foto: Levi's Stadium

| Foto: Levi’s Stadium

Este sistema é capaz de enfraquecer ou desligar todas as luzes elétricas e ao mesmo tempo controla a entrada de luz natural. O Quantum, que centraliza o controle e o monitoramento da energia consumida, é facilmente integrado com outros sistemas de gestão de edifícios.

Entre os diferenciais do sistema Quantum está o ajuste do nível máximo de luz com a dimerização, a utilização de sensores de ocupação e vacância eficientes – que podem detectar os movimentos de alguém teclando em um computador ou a virada da página de um livro, por exemplo -, uma correta coleta de luz natural e até mesmo uma resposta à demanda – quando o sistema de automação está preparado para assumir o modo de economia em momentos de pico de energia.

(310)

logo
Fechar
Abrir
logo