- Publicidade -

Festival de rua celebra a bicicleta no centro de São Paulo

O festival conta com uma festa de rua e também com oficinas de capacitação e educação.

O Instituto Aromeiazero – em parceria com outras entidades – vai realizar uma série de oficinas gratuitas para formação dos jovens da região central de São Paulo e um grande festival de rua, aberto, com música ao vivo, oficinas culturais e arte urbana. Os eventos fazem parte do Projeto Pedala Sampa, que tem como intuito incentivar e celebrar o uso da bicicleta na capital paulista.

- Publicidade -

O projeto nasceu da necessidade de aproximar ainda mais os moradores da região central de São Paulo com a cultura da bicicleta, seja ela como instrumento de trabalho, transporte, esporte, lazer ou estilo de vida saudável, divertido e sustentável.

Com diversas atividades de promoção à convivência entre as pessoas, o Projeto pretende que a população local se aproprie das bicicletas compartilhadas da cidade, o Bike Sampa, e entenda como funciona o serviço.

Festival Pedala Sampa

Neste sábado (6), a partir das 11h, a rua Alfredo Maia, altura no número 500, próximo a estação de metrô Armênia, recebe o festival "Pedala Sampa" que tem entre os objetivos comemorar o aumento do número de ciclistas na região central de São Paulo, aproximar a comunidade e estimular um novo olhar sobre a cidade, principalmente, a partir da experiência dos jovens.

- Publicidade -

"O festival inicia um ciclo de ações na região, voltados para o empoderamento e ocupação das ruas e ciclovias recentemente implementadas pela Prefeitura", explicou Cadu Ronca do Instituto Aromeiazero.

Entre as atividades propostas pelo Instituto estão intervenções artísticas ao vivo, oficinas variadas e gratuitas, oficina comunitária de mecânica de bicicletas, grafitti, além de muita música com bandas e DJ's.

Toda a programação do festival é aberta, gratuita e dedica à todos, moradores, visitantes, ciclistas ou não.

- Publicidade -

Formação Educativa

Entre os dias oito e 19 de dezembro serão realizados dez encontros educativos de quatro horas para 20 jovens, com aulas práticas e debates sobre bicicleta e cidadania no trânsito.

As oficinas vão acontecer no LabHacker, localizado no bairro da Armênia, onde os jovens da comunidade terão contato direto com diversas possibilidades que a bicicleta oferece. "Nossa proposta é também deixar legados para as famílias, empoderar o jovem e, quem sabe, apresentar uma nova perspectiva de vida", explicou Murilo Casagrande, do Aromeiazero. 

Estão previstas oficinas de como pedalar com segurança, legislação de trânsito, mecânica básica, passeios de bicicleta, visita ao Centro de Treinamento e Educação de Trânsito (Cetet) da CET, exibição de filmes, debates e muito mais.

As inscrições para a Formação Educativa são exclusivas aos moradores da região interessados em ampliar seus conhecimentos sobre a bicicleta. Mais informações e inscrições: [email protected]

Serviço

Festival Pedala Sampa

Quando: Sábado, dia 06 de dezembro de 2014

Horario: das 11h as 18h

Onde: Rua Alfredo Maia, altura no número 500, próximo a estação de metrô Armênia

Evento Gratuito