Inicio Culinária Feijão com tofu defumado

Culinária

Feijão com tofu defumado

A receita é da blogueira Monica Hering, do Cozinhando como antigamente.

17 de abril de 2017 • Atualizado às 09 : 40
Feijão com tofu defumado

Sirva acompanhado de arroz, farofa e couve refogada. |

452
0

Este não foi o meu primeiro feijão vegetariano. Mas, com certeza, foi o mais bem sucedido e saboroso. Usar o tofu defumado foi uma novidade na minha cozinha. Fiquei muito surpresa com o sabor que ele pode agregar ao que é cozido junto. Por outro lado, misturar o feijão cozido com a abóbora e o quiabo deu um toque não só de cor. Deixou o prato muito mais saudável.

Quando comecei a retirar a carne da minha alimentação, cheguei a fazer o feijão muitas vezes somente temperado com alho e cebola. E antes não dispensava alguns cubinhos de bacon. Quando encontrei o tofu defumado no supermercado, resolvi pesquisar em que pratos ele poderia ser usado. O feijão foi uma das receitas que mais me interessou.

Para quem torceu o nariz para a palavra “quiabo”, peço uma chance para esse alimento tão injustiçado. Com um pouco de cuidado e atenção, é possível evitar que o prato fique com aquela “baba” tradicionalmente associada ao quiabo. Acrescentar o ingrediente por último, e ainda, mexer pouco após adicionado, são duas dicas que tenho comprovado que dão certo.

Outra novidade testada nesta receita foi o azeite de coco babaçu. Um azeite com um sabor bem diferente e marcante. Morando no Maranhão, estado que é o maior produtor de babaçu do país, não poderia deixar de me render a um produto local. Ele é feito de forma bem artesanal, o que garante um mínimo de processamento na sua elaboração. Encontrei um bom fornecedor, a Eco Brazil, que apoia a produção e vende os produtos ligados ao babaçu.

Ingredientes:

Feijão

2 xícaras de feijão (carioca, rajado)

6 xícaras de água

200 g tofu defumado (cortado em cubos)

Sal

Refogado

1 cebola picada

4 dentes de alho picados

1/4 de abóbora japonesa (ou cabotia) pequena cortada em cubos

6 quiabos

Azeite (usei o de coco babaçu)

Sal e pimenta do reino

Foto: Monica Hering | Cozinhando como antigamente

Modo de preparo

Deixe o feijão de molho por 8 horas (ou de um dia para outro).

Escorra e despreze a água do demolho. Coloque o feijão em uma panela junto com o tofu defumado, a água e um pouco de sal. Cozinhe por 25 minutos na panela de pressão ou 50 minutos na panela comum. Verifique se o feijão está macio, mas ainda firme.

Prepare o refogado dourando a cebola no azeite, em uma frigideira funda. Junte o alho e, em seguida, 2 ou 3 conchas de feijão cozido com caldo. Aperte com as costas da colher, para desmanchar os grãos e engrossar o caldo. Tempere com sal e pimenta do reino.

Junte a abóbora. Refogue por alguns minutos antes de colocar o quiabo. Cozinhe por alguns minutos, mexendo bem pouco para não soltar muita “baba” do quiabo.

Transfira o refogado para a panela do feijão e misture somente para incorporar. Cozinhe por alguns minutos para absorver os temperos.

Sirva acompanhado de arroz (usei o cateto integral), farofa e couve refogada.

Foto: Monica Hering | Cozinhando como antigamente

(452)

logo
Fechar
Abrir
logo