- Publicidade -

Falta de chuva pode arruinar produção mundial de chocolate

Devido às condições climáticas, a produção de cacau tem se tornado cada vez mais difícil.

Duas das maiores fábricas de chocolate do mundo, Mars Inc. e Barry Callebaut, têm alertado a população sobre um futuro sem chocolates. Devido às condições climáticas, a produção de cacau tem se tornado cada vez mais difícil. As perdas são maiores a cada ano, ao mesmo tempo em que o consumo de chocolate também cresce.

- Publicidade -

Conforme reportagem publicada no jornal norte-americano The Washington Post, os agricultores já produzem menos cacau do que a demanda mundial pede. Neste ano o mundo alcançou a maior sequência de déficits de chocolate nos últimos 50 anos. Em 2013 o consumo foi de 70 mil toneladas a mais de cacau do que o montante produzido. Em 2030, os especialistas acreditam que essa diferença poderia chegar a dois milhões de toneladas.

A causa para essa perda na produção está diretamente relacionada ao clima, mais especificamente à falta de chuva em áreas produtivas, como a Costa do Marfim e Gana, países africanos que concentram 70% da produção mundial de cacau.

Além da estiagem, pragas que afetam as lavouras também influenciam esta queda. De acordo com a Organização Internacional do Cacau, a produção mundial deste alimento caiu de 30 a 40%. Por ser tão difícil, muitos produtores têm preferido investir em outras culturas que são mais resistentes, sofrem menos com as condições climáticas e garantem o resultado no fim da safra.

Para tentar manter a produção de chocolate de forma a atender à demanda mundial, cientistas têm estudado tecnologias agrícolas que favoreçam o plantio de cacau.  

- Publicidade -

Redação CicloVivo