- Publicidade -

Faça um relógio de cozinha reaproveitando frigideiras velhas

Aprenda a transformar uma panela em um relógio, utilizando as técnicas de decoupage e craquelê.

Sabe aquela panela que não tem mais utilidade na cozinha? Ou aquela frigideira que já foi esquecida no fundo do armário? Uma boa ideia para reaproveitá-las é usar a criatividade e transformá-las em peças decorativas para dar um ar mais colorido para esse cômodo da casa.

- Publicidade -

Neste passo a passo, a artesã da Mercur, Cristhiane da Silva, ensina como fazer um relógio, utilizando as técnicas de decoupage e craquelê, “A peça é fácil de aprender e você pode montá-la conforme seu gosto”, explica a artesã. E acrescenta: “a técnica de decoupage possibilita a escolha da estampa, enquanto o craquelê proporciona um efeito diferenciado”.  Segundo Cristhiane, é importante que os utensílios a serem usados estejam bem limpos, para não atrapalhar o efeito das tintas.

Confira abaixo o passo a passo de como fazer essa peça.

Decoupage e Craquelê

Material:

- Publicidade -

– Base e tinta acrílica para artesanato na cor Branco;

– Tinta relevo brilhante na cor Branco;

– Tinta relevo transparente nas cores Amarelo, Marrom e Vermelho;

- Publicidade -

– Tinta para tecido na cor Verde Pinheiro;

– Kit Craquelê: Base para verniz craquelê e verniz craquelê para obtenção do efeito decorativo

– Cola para decoupage

– Verniz brilhante a base d’água

– Cola extra para artesanato

– Papel para arte francesa – cozinha brasileira

– Fita

– Máquina de relógio

– Numerais para relógio

– Frigideira

– Pincel chato de cerdas macias

– Rolinho

– Lápis

– Tesoura

 Modo de fazer:

1. Recorte em formato de círculo o papel para arte francesa. Sugerimos que este recorte tenha um diâmetro 5 cm menor que a medida do fundo da frigideira. 

2.  Com a ajuda de uma chave de fenda ou uma furadeira, faça um furo no centro da frigideira. Depois pinte todo o fundo e lateral da frigideira, utilizando um rolinho e a base e tinta acrílica para artesanato na cor branca. Espere secar e repita a aplicação da tinta.

3. Utilizando o pincel, passe a cola para decoupage em toda a área da frigideira onde será aplicado o recorte do papel para Arte Francesa. Em seguida, aplique o recorte de papel sobre a área com a cola.

4.  Aplique com o pincel a base para verniz craquelê sobre toda a parte da frigideira pintada de branco e deixe secar. A quantidade e espessura da camada de base é o que determina o tamanho dos craquelados. Se preferir um craquelê expressivo, aplique duas demãos da base. Para acelerar a secagem, utilize um secador de cabelo frio ou deixe a peça diante de um ventilador.

5. Em um recipiente misture duas medidas do verniz craquelê com uma medida da tinta para tecido cor Verde Pinheiro. Mexa até obter uma cor homogênea e aplique em toda a área onde foi passada a base para verniz craquelê. Deixe secar naturalmente até fazer o efeito decorativo craquelado.

6. Para ajudar na preservação da sua peça, aplique o verniz brilhante a base d’água por cima de todo o papel e deixe secar.

7. Utilizando as tintas relevo transparente nas cores marrom e amarelo, reforce na imagem o sonho feito pela cozinheira.

8. Com a tinta relevo transparente na cor vermelha, enfeite o turbante da cozinheira, a boca da cozinheira e o cabo dos talheres que estão pendurados. Com a cor branca realce as bolinhas do turbante.

9. Utilizando a cola extra para artesanato cole na frigideira os numerais do relógio. Neste momento coloque também a máquina do relógio e seus ponteiros.

10. Para finalizar faça um laço com uma fita de sua preferência para enfeitar o cabo da frigideira.