- Publicidade -

A fábrica da Ford de Oakville, no Canadá, passa a adotar um sistema de tratamento de resíduos com emissão zero para aterros sanitários. A unidade canadense é a primeira da América do Norte a ser responsável pela destinação de 100% dos resíduos gerados. No Brasil, a fábrica de transmissões da Ford em Taubaté foi a primeira da América do Sul a adotar esse sistema em julho deste ano. A Ford tem como meta reduzir 40% as emissões no período entre 2012 e 2016, reforçando a reutilização, minimização, prevenção e reciclagem de materiais sempre que possível.

- Publicidade -

“A Ford está muito orgulhosa em anunciar que todas suas instalações fabris em território canadense não enviam mais nenhum resíduo para aterros sanitários”, conta Joe Hinrichs, Presidente da Ford nas Américas. “Expandimos nossa produção em Oakville ao mesmo tempo em que reduzimos o impacto ao meio ambiente”.

Além da fábrica de transmissões em Taubaté, que atingiu esse status em julho, também adotaram esse sistema as fábricas de motores de Essex (2012) e de Windson (2013), ambas no Reino Unido. A lista já conta com 21 unidades fabris ao redor do mundo.

Sobre a planta de Oakville

Em 2013, a fábrica de Oakville reciclou cerca de dois mil metros cúbicos de madeira, papelão, papel e plástico, evitando o uso de cinco mil metros cúbicos de espaço em aterros e mais de 32 milhões de litros de água. Isso representa espaço suficiente para aterrar resíduos de uma cidade com mais de cinco mil pessoas durante um ano. Além disso, todo o lodo acumulado no sistema próprio de tratamento da água é enviado para uma companhia de geração de energia, onde é convertida em energia elétrica que abastece a comunidade.

- Publicidade -

Oakville é a maior fábrica da Ford no Canadá com cerca de 5,5 milhões de metros quadrados construídos em 487 acres. Nela são produzidos modelos como o Ford Edge e modelos da marca Lincoln.

Redução na geração de resíduos no Brasil

Nos últimos 10 anos, mesmo com o aumento da produção local em mais de 80 mil veículos/ano, a redução na geração de resíduos foi de 6% por unidade produzida, equivalente a 740 caminhões de lixo cheios. A reciclagem cresceu 28%, reduzindo, assim, o envio de material para aterros.

- Publicidade -

A fábrica de transmissões de Taubaté, além de ser a primeira da América do Sul a contar com processo de zero envio de resíduos para aterros sanitários, já era considerada uma das referências em relação ao desempenho ambiental dentre as plantas Ford com menor consumo de energia por motor produzido e água por transmissão produzida.

Saiba mais sobre a fábrica no Canadá neste vídeo, em inglês.