- Publicidade -

Exposição em SP retrata cotidiano de catadores de lixo

“A Faca e a Rosa: a face anônima da reciclagem” as imagens retratam de forma poética momentos da rotina de catadores de lixo eletrônico

Como parte das comemorações à semana do meio ambiente, que acontece de 2 a 8 de junho, o Projeto Eco-Eletro – Reciclagem de Eletrônicos realiza uma exposição de fotografias no Aeroporto de Congonhas, em São Paulo. “A Faca e a Rosa: a face anônima da reciclagem” é o tema da mostra que tem como objetivo levar as pessoas a refletirem sobre a realidade dos catadores de materiais recicláveis e os problemas relacionados à produção e reciclagem do lixo eletrônico.

- Publicidade -

Registradas pelo fotógrafo Roberto Lajolo, as imagens retratam de forma poética momentos da rotina de catadores de lixo eletrônico, que participam de um projeto realizado pelo Instituto GEA, patrocinado pela Petrobras. De acordo com o fotógrafo, a ideia é sensibilizar as pessoas.

“Esses trabalhadores têm uma dupla face. De um lado, eles vivem num ambiente muitas vezes de violência e pobreza e devem encarar um trabalho árduo todo dia. De outro, exibem uma amizade, beleza, solidariedade e beleza quando estão trabalhando. É essa outra face que quis revelar com a exposição”, explica o fotógrafo.

O projeto do Instituto GEA realiza cursos, com aulas teóricas e práticas, para ensinar catadores e reciclarem da forma correta e darem a destinação adequada à sucata eletrônica, por conterem em sua composição elementos químicos que são tóxicos e prejudiciais à saúde e ao meio ambiente.

A exposição acontece até o dia 9 de junho, no saguão principal do aeroporto, que fica na Av. Washington Luís, s/nº – Vila Congonhas, São Paulo. O acesso é livre e gratuito.

- Publicidade -


Crédito da imagem: Roberto Lajolo