- Publicidade -

Expedições urbanas levam moradores a conhecerem o “lado verde” de SP

Passeios mostram riqueza natural em plena Avenida Paulista e Estação da Luz.

Em um primeiro instante pode parecer improvável, mas as regiões centrais de São Paulo abrigam um mundo discreto no qual fauna e flora podem ser contempladas. Essa nova perspectiva de vivenciar a cidade começou a ser apresentado no último domingo (7) e seguirá nos próximos até o dia 21 de setembro por meio de expedições urbanas promovidas pela quinta edição do Festival Cultivar, evento organizado pelo instituto Árvores Vivas.

- Publicidade -

A Expedição Árvores do Mundo integra aspectos da história e vegetação do mundo, e acontece no Parque Jardim da Luz, primeiro jardim público da cidade de São Paulo inaugurado em 1798 com o nome Jardim Botânico e depois reaberto em 1825. O local apresenta um patrimônio vegetal com espécies de vários continentes, algumas árvores mais do que centenárias. Conhecer essas árvores antigas e tão representativas é o foco deste passeio inédito.

Já a Expedição Aves e Árvores foca a relação especial existente entre os pássaros e a vida e reprodução das plantas. Poucos sabem, mas as florestas brasileiras como nós as conhecemos hoje sequer existiriam sem as aves, serviços como a polinização das flores e a dispersão das sementes são essenciais para a sobrevivência das florestas. Nesta expedição o pesquisador Sandro Von Matter um dos autores da pesquisa que investigou esta relação íntima, veja aqui, estará presente ao lado de Juliana Gatti uma das maiores especialistas em árvores urbanas de São Paulo.

As vagas são ilimitadas, mas é preciso se inscrever para participar das expedições, as inscrições online podem ser feitas neste link

Durante os outros dias da Quinta Edição do Festival Cultivar, que acontece em São Paulo até 24 de setembro, serão realizados ciclos de palestras, atividades ao ar livre, oficinas e atividades culturais, apresentação musical e sessão de cinema. Clique aqui para ver a programação completa.  

- Publicidade -

Expedição Árvores do Mundo

Quando: Domingo, 14 de setembro
Onde: Parque Jardim da Luz (ao lado da Pinacoteca do Estado, acesso direto na estação do metrô Luz – linha 1 azul e 4 amarela – e a 400m da estação de metrô Tiradentes – linha 1 azul)

Horário: Das 9h30 às 13h (recepção às 9h)

- Publicidade -

Expedição Aves e Árvores

Quando: Sábado, 20 de setembro

Onde: Parque Buenos Aires, Avenida Angélica, s/n – Altura 1.500 – Santa Cecília – São Paulo – SP

Horário: Das 10h às 12h

Quando: Domingo, 21 de setembro


Parque Buenos Aires. Foto: Guia dos Parques Municipais de São Paulo

Onde: Parque da Água Branca, Av. Francisco Matarazzo, 455 (600m do metrô Barra funda – linha vermelha).

Entradas: Rua Ministro Godói, altura do nº330 (entrada a pé) ou Rua Dona Ana Pimentel, altura do nº 40.
Horário: Das 8h às 10h