- Publicidade -

Exército Americano testa uso de tendas equipadas com células fotovoltaicas

O Exército dos EUA está avaliando uma série de células fotovoltaicas, flexíveis e portáteis, que equipam tendas tecnológicas. Elas permitirão aos expedicionários recarregarem itens eletrônicos sem a necessidade de geradores ou combustíveis.

O Exército dos EUA está avaliando uma série de células fotovoltaicas, flexíveis e portáteis, que equipam tendas tecnológicas. Os produtos são projetados para permitir às unidades expedicionárias exportar energia elétrica que pode carregar baterias, computadores e outros equipamentos essenciais, sem a necessidade de um gerador ou de combustíveis.

- Publicidade -

Usando uma tecnologia conhecida como células fotovoltaicas flexíveis a estrutura da tenda com energia solar converte a energia luminosa em eletricidade, eliminando assim a necessidade de geradores e grandes quantidades de combustíveis.

"Eles são ideais para carregar baterias, facilitando as comunicações; os óculos de visão noturna e os computadores, são ligados. Você não quer um gerador no topo de uma montanha e nem ter que levar o combustível a um gerador ou transportar baterias", disse Katherine Hammack, secretária-adjunta do Exército para as instalações, energia e ambiente. Ela também informou que o Exército está esperando para implantar mais destas barracas de energia solar em um futuro próximo.

Os avanços tecnológicos na área da energia fotovoltaica têm possibilitado a construção de materiais leves e portáteis, que são flexíveis e podem facilmente viajar com as unidades desmontadas. De fato, o Exército já implantou algumas destas tecnologias para transmitir localizações ao redor do mundo para avaliação adicional, levando alguns a lugares como Afeganistão, explicou Steven Tucker, engenheiro sênior na área de Tecnologia.

A pretensão do exército americano é expandir o uso das tendas, já que a sua eficiência está comprovada. Três tecnologias fotovoltaicas diferentes estão sendo avaliadas pelo Exército: Power shade, TEMPER Fly e QUADrant.

- Publicidade -

A Temper Fly é uma estrutura de tenda de 4,8 m x 6 m, capaz de gerar 800 watts de eletricidade. A QUADrant é uma variante menor da Temper Fly, capaz de gerar 200 watts e o Power Shade é capaz de gerar 3 kw de energia elétrica transferível, disse Tucker.

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -