- Publicidade -

Exército indiano escala o Everest para retirar lixo da montanha

O local atrai aventureiros de todo o mundo e o resultado é um acúmulo enorme de lixo.

O Monte Everest é o mais alto do mundo. O local atrai aventureiros de todo o mundo, mas o resultado de tantas expedições é um acúmulo enorme de lixo. Para ajudar a minimizar este problema, a Índia preparou um exército que está em uma missão especial: chegar ao topo do monte e retirar a maior parte possível dos resíduos não-biodegradáveis que encontrar pelo caminho.

- Publicidade -

O grupo, formado por 34 membros, passou por uma série de treinamentos e embarcou, no início do mês. A expedição aproveita também para comemorar os 50 anos desde a primeira vez que um indiano chegou ao “topo do mundo”.


Foto: ©iStock/Spinka

Os exploradores foram divididos em dois grupos. Uma parte seguirá até o cume do Everest, enquanto os outros escalarão o Monte Lahotse, o quarto pico mais alto do mundo. A equipe ainda contará com o apoio dos sherpas (moradores locais) e de voluntários que participarão da missão “Swachh Everest”.

“Nosso objetivo é levar adiante o sonho do nosso Primeiro-Ministro, de limpar todos os lugares, inclusive o topo do mundo. Há antigos cilindros, barracas, latas, pacotes, equipamentos e outros resíduos de montanhismo. Além das nossas próprias mochilas, pesando até dez quilos, temos a intenção de trazer mais dez quilos cada em resíduos recolhidos durante a viagem”, explicou o major Ranveer Singh Jamval, líder da equipe, em declaração ao Daily Mail.

- Publicidade -

A preocupação em diminuir os impactos ambientais gerados pelas expedições de alpinistas tem sido uma constante para os indianos. Durante todo o treinamento, eles tiveram cuidado para que as escaladas não deixassem os rastros do lixo humano para trás. Segundo o porta-voz do exército da Índia, as missões sem resíduos fazem parte do novo padrão operacional para escalar montanhas e proteger o meio ambiente.

Desde 2008 já existe uma expedição de voluntários que sobem o Everest apenas para recolher o lixo. Até o momento 15 mil quilos de lixo já foram recolhidos através deste trabalho.

Redação CicloVivo

- Publicidade -