- Publicidade -

Cazé Peçanha narra vídeo sobre “Segunda Sem Carne”

A iniciativa pede que as pessoas deixem a carne de fora de seus pratos todas às segundas-feiras pelos animais, pela saúde e pelo planeta.

A Humane Society International (HSI), organização de proteção animal, lançou a versão brasileira do seu vídeo da “Segunda Sem Carne”. A iniciativa pede que as pessoas deixem a carne de fora de seus pratos todas às segundas-feiras para ajudar o planeta, a saúde humana e os animais.

- Publicidade -

“No Brasil, a maioria dos suínos reprodutores passam praticamente suas vidas inteiras confinados em ‘celas de gestação’. Essas celas individuais são tão pequenas que os animais não podem sequer se virar ou dar mais do que um passo para frente ou para trás. Ao optar por opções vegetarianas ao invés de carnes, ovos e laticínios nós ajudamos os animais, o meio ambiente e a nossa saúde”, afirma Nicole Oliveira, consultora da HSI em meio ambiente e mudanças climáticas.

Narrado pelo apresentador Cazé Peçanha, o vídeo mostra a importância de se escolher opções vegetarianas e como aderir ao movimento. “Eu tenho orgulho de apoiar a Humane Society International e a ‘Segunda Sem Carne’. Com este novo vídeo, fica mais fácil divulgar esta campanha simples, divertida e deliciosa”, disse ele.

A Segunda Sem Carne já se tornou dia oficial no Distrito Federal, e foi sugerida pelo Secretário do Meio Ambiente de São Paulo como forma de reduzir as emissões de gases de efeito estufa (GEE’s). Escolas municipais de São Paulo servem mais de meio milhão de refeições sem carne para os alunos a cada duas semanas.

- Publicidade -

Alguns dados que reforçam a campanha:

– A ‘Segunda Sem Carne’ foi criada pelo governo dos EUA como uma medida de economia de recursos durante a Primeira Guerra Mundial. Em 2003, a Escola de Saúde Pública Johns Hopkins Bloomberg relançou o esforço com a campanha ‘Segunda Sem Carne’ para promover a substituição de carnes um dia por semana para a nossa saúde e a saúde do planeta.

– De acordo com a FAO, a agricultura animal é "uma das duas ou três mais significativas contribuintes para os mais graves problemas ambientais em todas as escalas, da local à global”.

- Publicidade -

– Cada um de nós pode diminuir a pegada ambiental ao reduzir o consumo de carnes, ovos e laticínios.

– Cerca de 90% das galinhas poedeiras usadas na produção de ovos no Brasil, mais de 100 milhões de aves, são confinadas em gaiolas em bateria, tão pequenas e superlotadas que as aves não podem sequer abrir suas asas totalmente.

– Globalmente, há mais pessoas obesas do que pessoas desnutridas. Para enfrentar esse problema crescente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que as pessoas comam mais frutas, legumes, nozes e grãos integrais, bem como a transição do consumo de gorduras animais saturadas para gorduras insaturadas de óleos vegetais.

Veja aqui receitas elaboradas pela organização.