Inicio Vida Sustentável Eventos no Parque do Ibirapuera darão boas-vindas ao outono

Vida Sustentável

Eventos no Parque do Ibirapuera darão boas-vindas ao outono

Entre as atrações destaca-se a trilha nas folhas secas e a técnica japonesa de ‘banho de floresta’ (Shinrin-Yoku).

13 de março de 2017 • Atualizado às 13 : 16
Eventos no Parque do Ibirapuera darão boas-vindas ao outono

Entre as atrações está a palestras sobre o equinócio no Planetário do Ibirapuera. | Foto: iStock by Getty Images

689
0

A Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz de São Paulo (UMAPAZ) organizou uma série de eventos em comemoração ao inicio do outono. Entre as atrações estão palestras sobre o equinócio e sobre as frutas do outono, trilha nas folhas secas, a técnica japonesa de ‘banho de floresta’ (Shinrin-Yoku), exposição de fotos, Thai Chi, Yoga, encenação teatral, sarau, roda de leitura e exibição de documentário.

Todos os eventos acontecerão no dia 20 de março (segunda-feira) na sede da UMAPAZ e no Planetário Ibirapuera (ambos dentro do Parque Ibirapuera, em São Paulo).

 

Programação especial de outono na UMAPAZ

 

Abertura: Outono em São Paulo

Horário: das 8h30 às 9h

Facilitação: Giovana Barbosa de Souza – mestre em direitos humanos e democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália . Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas e coordenadora de projetos na UMAPAZ.

Não é necessário fazer inscrição.

 

Banho no Parque (Shinrin-Yoku)

Horário: das 9h às 10h30

Sobre: Refletindo a necessidade do ser humano frequentar as áreas verdes, o Projeto “Banho de Parque” aliou dois conceitos importantes, o da Ecologia Profunda e os da técnica japonesa” Banho de Floresta“ (Shinrin-Yoku), tornando uma atividade relaxante para desfrutar os benefícios da natureza.

Facilitação: Maria Elizabeth Bueno Vasconcellos (Psicóloga, Pedagoga e Gerontóloga), Érica Regina de Sena Silva (Bióloga, gestora ambiental e educadora). Coordenação: Érica Regina de Sena Silva: Bióloga, Gestora Ambiental e Diretora da UMAPAZ -4

Inscrições: aqui

 

Trilha de outono: trilhando no caminho das folhas secas

Horário: das 9h às 10h30

Sobre: Que tal explorar as transformações trazidas pelo outono trilhando o Parque Ibirapuera? Sugerimos roupas e calçados confortáveis.

Coordenação: Virgínia Tristão e Tania Maria dos Santos Souza. Facilitação: Equipe Trilhas Urbanas.

Inscrições: aqui

 

Tai Chi: O Outono na Medicina Tradicional Chinesa

Horário: das 10h30 às 13h

Sobre: O Outono chega diminuindo o calor e a umidade passando para um período mais seco e frio. A energia começa a contrair voltando-se para dentro para se acumular. As folhas secam, caem para poupar a essência. A energia yang começa a dar lugar à energia yin e nos preparamos para o recolhimento e reciclagem. É tempo de introspecção e o trabalho com a respiração é importante para a circulação de energia neste processo. Na alimentação alguns elementos e preparos contribuem com esse movimento e fortalecimento de energia. Neste encontro buscaremos uma vivência com exercícios do Tai Chi e reflexão sobre os ciclos da natureza segundo a Medicina Tradicional Chinesa.

Facilitação: Maria Cristina Leite e Suely Feldman Bassi | Coordenação: Suely Feldman Bassi

Local: Espaço da Serraria | Endereço: Av. República do Líbano, s/nº. Acesso pelo portão 7

Inscrições: aqui

 

Exposição de fotos da florada mais significativa do parque

Abertura: Outono em São Paulo

Horário: das 13h30 às 13h45

Facilitação: Giovana Barbosa de Souza – mestre em direitos humanos e democratização pelo Centro de Direitos Humanos da Universidade de Padova, na Itália . Especialista em Educação Infantil, Relações Públicas e coordenadora de projetos na UMAPAZ.

Não é necessário fazer inscrição.

 

Workshop: Recebendo o Outono – Brahma Kumaris

Horário: das 13h30 às 16h30

Sobre: “Tenho apenas três coisas a ensinar: simplicidade, paciência e compaixão. É este nosso maior tesouro. Simples em pensamentos, palavras e ações, retornarás a fonte do Ser.”. Lao Tsé – Tao Te Ching.

Facilitação: Anna Maria de Oliveira, Pedagoga, Arte Educadora, Professora de Meditação Raja Yoga, Instrutora de Yoga para Crianças, Coordenadora Pedagógica Nacional do Programa Vivendo Valores na Educação, pela Organização Internacional Brahma Kumaris, Idealizadora e desenvolvedora de projetos na empresa Confluência- Projetando Saberes.

Inscrições: aqui

 

Ciclo de Documentários e Roda de Conversa sobre o Documentário “Reino das Plantas”

Horário: das 14h às 16h

Sobre: Este documentário da BBC de Londres foi filmado no Jardim Botânico de Kew Garden, onde se encontram 90% das espécies de plantas conhecidas no planeta. David Attenborough nos levará ao fascinante mundo das plantas, das mais bizarras às mais belas. Ao longo dos 3 episódios, irá mostrar como as plantas criaram estratégias para sobreviverem e ocuparem todos os ecossistemas, nas condições mais adversas .

Facilitação: Bióloga Linda Lacerda da Silva, bióloga Ana Maria Brischi, Eng. Agron. Mario do Nascimento Junior

Inscrições: aqui

 

Palestra: O que significa o Equinócio de outono no Hemisfério Sul?

Horário: das 14h às 16h

Sobre: Nesta palestra conheceremos mais sobre o ciclo de estações do ano sob o ponto de vista de um observador na Terra, o significado dos equinócios, bem como quais são as principais constelações presentes no céu nessa estação do ano, além do deslocamento aparente do Sol na esfera celeste.

Facilitação e Coordenação: Prof. Eder Canalle – Escola Municipal de Astrofísica.

Inscrições: aqui

 

Teatro: Árvore Generosa

Horário: das 15h às 16h

Sobre: ‘A Árvore Generosa’, o clássico texto de Shel Silverstein de 1964 conta a história do amor entre uma árvore e um menino. A árvore é a amiga amorosa que dá tudo ao menino, suas folhas, seus frutos, sua sombra. Os estreitos laços que aproximam o menino e a árvore transformam-se, pouco a pouco, em distância e silêncio. No entanto, a dinâmica que se vê entre o menino e a árvore mostra também a passagem do tempo e dos valores que são reavaliados com ela, numa relação de troca sincera e desinteressada – essa que o homem parece desaprender nas exigências da vida adulta. É uma fábula sobre a amizade, a consciência ecológica e a ambição do homem perante a generosidade e a força da natureza.

Facilitação: Felipe Rocha (artista cênico)

Inscrições: aqui

 

Palestra: Importância das frutas neste período do ano: Colheita abundante

Horário: das 14h às 16h

Sobre: Palestra sobre frutíferas visando as frutas de outono; neste período as folhas mudam de cor e caem.

Facilitação: Roberto Martin – Engenheiro Agrônomo Professor de Escola de Jardinagem UMPAZ 1. Coordenação: Vitor Otávio Lucato Diretor de Divisão, Biólogo e Ecólogo.

Inscrições: aqui

 

Estação Biblioteca: Acolhimento, recepção, mostrar funcionamento, acervo e acessibilidade da Biblioteca da UMAPAZ

Horário: das 16h às 16h30

Sobre: Nessa atividade os participantes ficarão cerca de meia hora na Biblioteca. Vão ser informados sobre o funcionamento, tipo acervo e acessibilidade. No final uma pequena história relacionada com a estação do ano vai ser contada aos presentes.

Facilitação e Coordenação: Nadime Boueri – bibliotecária, arte educadora. Trabalho há 5 anos na Umapaz, sou funcionária pública de carreira e estou na Prefeitura há mais de 20 anos.

Não é necessário fazer inscrição.

 

Sarau de outono

Horário: das 18h às 20h

Sobre: O Sarau de Outono é um Encontro Literário cujo principal objetivo é saudar essa estação do ano que se inicia em 20 de março. Constará de poemas, textos literários, leituras teatrais e outras manifestações que os participantes se sintam interessados.Com reflexão e contextualização de cada apresentação para tornar de fato integrado com todos os presentes.

Facilitação: André L.M. Alcantara ,sociólogo e educador ambiental. Coordenação: Érica Sena, diretora da Divisão UMAPAZ na Cidade. Bióloga.

Não é necessário fazer inscrição.

 

Palestra: A chegada do Equinócio de Outono no Hemisfério Sul

Horário: das 19h às 21h

Sobre: Durante a palestra, serão apresentados os fatores que originam as estações do ano, bem como será utilizado o projetor planetário para simular como um observador localizado em São Paulo percebe a mudança das estações através da observação do movimento aparente da Esfera Celeste provocados pelo movimento de translação da Terra. Também serão apresentadas as principais constelações presentes durante a noite do outono.

Facilitação: Eder Ricardo Canalle e Kizzy Alves Resende

Inscrições: aqui

Local: Planetário Ibirapuera / Endereço: Av. Pedro Álvares Cabral, s/n – acesso pelo portão 10.

 

Programação especial de outono na UMAPAZ

Dia: 20 de março de 2017, segunda-feira

Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.

Pedestres: Portão 7A.

Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Qualquer alteração na atividade será informada via e-mail aos inscritos.

(689)

logo
Fechar
Abrir
logo