Inicio Meio Ambiente Evento gratuito debate desafios e avanços nos 10 anos da Lei de Saneamento

Meio Ambiente

Evento gratuito debate desafios e avanços nos 10 anos da Lei de Saneamento

No Brasil, somente 50,3% da população têm acesso à coleta de esgoto.

6 de abril de 2017 • Atualizado às 11 : 32
Evento gratuito debate desafios e avanços nos 10 anos da Lei de Saneamento

Na região norte, apenas 16,42% do esgoto é tratado. |

826
0

No Brasil, o Saneamento Básico é considerado um direito assegurado pela Constituição, mas, não é bem isso que o cenário nos indica. Sendo definido pela Lei nº 11.445/2007. Para tratar do assunto, lembrando que a Lei de Saneamento completa 10 anos, a Umapaz realiza uma mesa redonda com especialista da área para debater o assunto.

O Saneamento Ambiental é o conjunto dos serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, drenagem urbana, manejos de resíduos sólidos e de águas pluviais. O que é uma realidade, um tanto distante, ao analisar o cenário atual.

Segundo dados do Instituto Trata Brasil:

– Apenas 83,3% dos brasileiros são atendidos com abastecimento de água tratada, sendo mais de 35 milhões de brasileiros sem o acesso a este serviço básico.

– Somente 50,3% da população têm acesso à coleta de esgoto, implicando que mais de 100 milhões de brasileiros não tem acesso a este serviço.

– Mais de 3,5 milhões de brasileiros, nas 100 maiores cidades do país, despejam esgoto irregularmente, mesmo tendo redes coletoras disponíveis.

– Cerca de 450 mil pessoas nos 15 municípios paulistas têm disponíveis os serviços de coleta dos esgotos, porém não estão ligados às redes, e, portanto, despejam seus esgotos de forma inadequada no meio ambiente.

– 42,67% dos esgotos do país são tratados.

Norte: 16,42% do esgoto é tratado.
Nordeste: 32,11% do esgoto é tratado.
Sudeste: 47,39% do esgoto é tratado. 
Sul: 41,43% do esgoto é tratado
Centro-Oeste: 50,22% do esgoto é tratado.

– Em termos de volume, as capitais brasileiras lançaram 1,2 bilhão de m³ de esgotos na natureza em 2013.

Saiba mais sobre os convidados do evento promovido pela Umapaz:

 Adalberto Joaquim Mendes: Especialista em Saneamento Ambiental, o Engº Adalberto Joaquim Mendes; autor do Livro “Saneamento Básico para Gestores Públicos”, é consultor de Engenharia, Planejamento Urbano, Meio Ambiente e Saneamento Ambiental. Foi Coordenador Técnico do PLAMSAN – Programa de Apoio à Elaboração dos Planos de Saneamento Básico e de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos dos Municípios do Estado do Amazonas e Conselheiro Titular do Comitê de Saneamento Ambiental do Conselho das Cidades – Ministério das Cidades (Elaboração das Leis nº 11.445/07 e nº 12.305/10, bem como os Decretos nº 7.217/10 e nº 7.404/10). Foi Membro do Grupo de Trabalho Interinstitucional, incumbido de coordenar a elaboração e promover a discussão do Plano Nacional de Saneamento – PLANSAB, representando o Poder Público Municipal. Além de palestrar em eventos importantes como Rio+20, foi também Chefe do Serviço de Engenharia em Saúde Pública da Fundação Nacional de Saúde – FUNASA e Professor da Escola de Engenharia Mauá na disciplina Hidráulica e Saneamento.

 Rodrigo Lopes: Administrador de Empresas com formação, experiência e atuações na UNIP, FGV, UCI/Califórnia, SENAC e Anhembi Morumbi. Consultor e docente em Logística Reversa, Sustentabilidade e Empreendedorismo, com ênfase em Análise da Cadeia de Valor (ACV). Quinze anos de experiência em serviços na construção civil com foco em Sustentabilidade, sendo três anos nos Estados Unidos. Membro permanente do Comitê para a Sustentabilidade no Gerenciamento de Resíduos Sólidos da Baixada Santista. E Conselheiro do Instituto Ecofaxina .em Santos.

 Rubens Filho: jornalista formado pela Universidade de Taubaté (SP) com experiências em comunicação de órgãos públicos do interior de São Paulo e jornalismo cultural pela Europa. Desde o segundo semestre de 2013 coordena a comunicação do Instituto Trata Brasil, trabalhando diretamente com as estratégias de divulgação dos estudos e projetos sociais, além de ser conferencista e palestrante de eventos de saneamento básico para governos estaduais, municipais, federal e universidades por todo o Brasil.

Coordenação: Érica Sena: Bióloga, Gestora Ambiental, Educadora e Diretora da UMAPAZ -4 (UMAPAZ Na Cidade)

Dia: 19 de abril de 2017, quarta feira
Horário: das 14h às 17h
Local: Sede da UMAPAZ – Parque Ibirapuera. Av. Quarto Centenário, 1268.
Pedestres: Portão 7A.
Estacionamento: Portão 7 da Av. República do Líbano (Zona Azul).

Inscrições: aqui

As inscrições são gratuitas, mas limitadas em 100 vagas. No dia do evento leve sua caneca, pois a UMAPAZ não fornece copos descartáveis.

(826)

logo
Fechar
Abrir
logo