- Publicidade -

Evento debate arquitetura e mobilidade em faculdades de São Paulo

Além de discutir soluções e alternativas, evento apresenta cases de sucesso de metrópoles como Detroit, Buenos Aires e Bogotá.

Alternativas, soluções e iniciativas para mobilidade urbana e arquitetura são debatidas durante o evento "A Cidade e o Jovem – contribuições da arquitetura e do urbanismo para as novas gerações", conferência que reúne especialistas e exemplos internacionais em algumas das principais universidades da capital paulista.

- Publicidade -

O objetivo é estimular a reflexão de arquitetos, estudantes de arquitetura e profissionais de gestão pública para debater soluções para um ambiente urbano mais inclusivo e conectado com temas atuais da sociedade contemporânea, além de estimular inspiração em cases de culturas milenares que refletem seus costumes como soluções para o mundo atual e futuro.

Organizado pela ONG Opção Brasil e patrocinado pelo Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), o evento será realizado em parceria com as universidades Mackenzie, Uninove, Fundação Santo André, Escola da Cidade, Belas Artes e Fiam-Faam. Nas apresentações, conferencistas de cinco países apresentarão iniciativas que ajudarão no pensamento sobre como as novas gerações poderão lidar com as cidades do futuro diante desses problemas e soluções.

Além das palestras, os participantes terão oficinas e vivências acerca das diferentes formas de preservação, observação das diferentes arquiteturas urbanísticas e povos indígenas situados na cidade de São Paulo.

O evento tem início nesta terça-feira (11) e vai até o dia 20 de março. Confira abaixo a programação.

- Publicidade -

11/3 – Apresentação do caso Detroit Future City com Alan Cobb – CEO da Kahn Associates, Inc (Mackenzie às 19h30)

12/3 – A Revitalização de Puerto Madero com Alfredo Garay – Diretor da Corporación Antiguo Puerto Madero AS    (Uninove às 19h30)

13/3 – A Transformação urbanística da Cidade de Medelin com um representante da Universidad Nacional de Colombia – (Fundação Santo André às 19h30)

- Publicidade -

18/3 – A Cidade Inca: O que ela nos ensina? Com José Canziani – Professor da Pontifícia Universidad Católica de Peru – (Escola da Cidade às 19h30)

19/3 – Valparaíso e o convívio entre passado, presente e futuro com Juan Luis Moraga – Diretor da Facultad de Arquitectura e Urbanismo da Universidad de Valparaiso (Belas Artes às 19h30)

20/3 – A Mobilidade Urbana em Bogotá com Maria Fernanda Rojas – Ex-Presidente do Instituto de Desenvolvimento Urbano de Bogotá (FIAM-FAAM às 19h30)

Oficinas e Vivências:

Data / Tema

12/3 – Vivência Bio-Cultural nas aldeias do Povo Guarani, localizadas na cidade de São Paulo

13/3 – Maquete 3D – José Gabriel Guerra – Universidad Central de Venezuela

18/3 – Recorrido visual pelo centro de São Paulo

19/3 – Visita a Paranapiacaba/Santo André – A preservação do Patrimônio Cultural Brasileiro

20/3 – Oficina de fotografia – Cidades Invisíveis – Daniela Sarmento – FURB -SC

Para mais informações, acesse o site do evento.