- Publicidade -

EUA autorizam Shell a perfurar poços no Oceano Ártico

O Departamento do Interior dos Estados Unidos autorizou a perfuração de quatro poços no Oceano Ártico pela petroleira Shell, a partir de julho de 2012. A exploração da região foi criticada por diversos ecologistas.

A gigante do petróleo anglo-holandesa Shell irá explorar águas pouco profundas do Mar de Beaufort do Alasca (noroeste), a partir do próximo ano. A informação foi confirmada pela Agência Nacional de Administração, Regulamentação e Aplicação de Energia Oceânica (Boemre, na sigla em inglês).

- Publicidade -

A aprovação foi concedida pelos EUA sob algumas condições. Para que a Shell tenha aceitação definitiva será necessário que outras agências norte-americanas deem o aval, entre elas a Agência de Proteção Ambiental, o Serviço de Pesca e Vida Silvestre e o Serviço Nacional de Pesca Marinha.

O diretor da Boemre, Michael Bromwich, informou que as decisões da agência são baseadas “na melhor informação científica disponível”.  Ainda afirmou que todas as atividades da Shell serão revisadas para que ocorram “de maneira segura e ecologicamente responsável”.

Ecologistas de plantão não acreditam que tal cuidado seja levado a sério. Muitos criticam a decisão e dizem, inclusive, que a situação coloca em risco ambiental sua flora e fauna, além das comunidades nativas.

"A decisão da Boemre de desconsiderar a ciência e apostar com uma região que é crucial para as baleias ameaçadas da Groenlândia, focas, ursos polares e fauna marinha, da qual dependem tanto as comunidades indígenas para sua subsistência, é indesculpável", afirmou a advogada de Earthjustice, Holly Harris, à Agência France Presse. Com informações do G1.

- Publicidade -

Redação CicloVivo

Siga as últimas notícias do CicloVivo no Twitter

- Publicidade -