- Publicidade -

Etiópia recebe tecnologia para o abastecimento de água e energia

No meio da Etiópia, água potável e eletricidade são difíceis de encontrar. Este fato incentivou a criação de uma casa, equipada com tecnologia fotovoltaica, capaz de fornecer água e energia limpa.

No meio da Etiópia, água potável e eletricidade são difíceis de encontrar. É em parte por esta razão que o primeiro-ministro do país, Meles Zenawid, tem tentado implementar a polêmica barragem Grand Renaissance Dam, que irá reescrever o controle histórico do rio Nilo, Egito.

- Publicidade -

Enquanto isso a DWC (DecRen Water Consult – que oferece soluções descentralizadas e integradas para o setor da água alimentadas por energias renováveis), os mesmos que desenharam a primeira ‘eco-piscina’ livre de produtos químicos, em Marrocos, transformou completamente a vida dos moradores de Afar (estado étnico da República Federal da Etiópia) pela instalação de um inovador serviço de carregamento de celular e de água, movido a energia solar.

A DWC trabalhou com a organização não-governamental etíope SMART (Sustainable Management of Alternative Renewable Technologies, ou em português, Gestão Sustentável das Tecnologias Renováveis​​ Alternativas), a fim de construir uma casa de hóspedes e outras facilidades. Este lugar é referido como Hyena Lodge, porque estes animais podem ser vistos ali à noite a uma pequena distância.

Na pequena propriedade existe um quiosque, onde os aldeões fazem fila para recarregar seus telefones móveis e encher suas latas de 20 litros por uma pequena taxa.

A equipe instalou um rastreador solar com 16 módulos fotovoltaicos. Dois destes módulos são usados ​​para recarregar os telefones celulares, enquanto os 14 restantes são usados ​​para alimentação da bomba de água que pode ser usada para abastecimento, toalete e ducha fria. A água para beber localizada no tanque de cinco metros cúbicos é desinfetada e polida com tecnologia UV.

- Publicidade -

Enquanto isto pode não parecer uma ciência de alta tecnologia, particularmente em comparação com alguns dos desenvolvimentos solares maciços que estão surgindo, na Etiópia, este centro pode significar a diferença entre a vida e a morte.

Cerca de dez mil a 15 mil habitantes, que anteriormente batalharam para encontrar água potável tem agora acesso a uma fonte segura, que vai estar disponível para eles todo o ano. Com informações do Ethiopia Embassy.

Redação CicloVivo

- Publicidade -