- Publicidade -

Estudo aponta mudanças climáticas como causa do declínio de civilização oriental

Cientistas do Instituto Oceanográfico Woods Hole analisaram a influência das mudanças climáticas em uma civilização que viveu no oriente médio há aproximadamente quatro mil anos. O estudo foi publicado na revista científica PNAS.

Cientistas do Instituto Oceanográfico Woods Hole (WHOI, sigla em inglês) analisaram a influência das mudanças climáticas em uma civilização que viveu no oriente médio há aproximadamente quatro mil anos. O estudo foi publicado na revista científica PNAS.

- Publicidade -

A pesquisa mostra que as alterações no clima podem ter sido fator determinante para o colapso da civilização Harrapa. Este povo habitou uma região de um milhão de metros quadrados, que hoje é ocupado por países como Afeganistão, Paquistão e também o norte da Índia.

A proximidade com as planícies do rio Indo permitiram que a população prosperasse, principalmente no setor agrícola. Porém, as mudanças climáticas interferiram diretamente este sucesso. Segundo os pesquisadores, as análises topográficas e estudos detalhados sobre os sedimentos encontrados na região, comprovam que a área passou por um intenso processo de desertificação.

Para os cientistas o resultado disso foi a redução nas precipitações e o consequente declínio dos rios. Sem as cheias constantes, as comunidades passaram a ter dificuldades em manter os níveis da produção agrícola.

O co-autor do estudo, Dorian Fuller, arqueólogo da Universidade College London, explicou que as informações obtidas nesta análise permitiram outros estudos, para identificar os tipos de culturas usados pela população da época e também definir quais foram as mudanças no padrão agrícola até os dias atuais. Com informações do G1.

- Publicidade -

Redação CicloVivo